Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:14:20
informe o texto

Notícias / Geral

30/03/2020 às 16:00

'Encher a igreja de quem está em casa': frei coloca imagens de fiéis para manter orações

Decreto estadual proíbe abertura de igrejas e municipal coloca toque de recolher

Camilla Zeni

'Encher a igreja de quem está em casa': frei coloca imagens de fiéis para manter orações

Foto: Luciano Santos

Todos os dias o frei Luciano Santos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), celebra missas em sua comunidade. Mas, desde o dia 23 de março, o sacerdote viu aumentar em mais de seis vezes o número de fiéis que participam da celebração.

As missas, que antes contavam com um público máximo - no fim de semana - de pouco mais de 1,2 mil fiéis, passaram a ter, pelo menos, oito mil delas. 

O aumento pode até parecer que vai na contramão de um decreto do governo do Estado, que determina a quarentena e o fechamento dos templos religiosos durante a pandemia do coronavírus, mas em nada infringe as normas. Isso porque essas pessoas se fazem presentes apenas por foto.

O frei conta que a ideia surgiu na Itália, diante da proibição de missas para evitar a propagação do novo coronavírus - que já infectou mais de 401 mil pessoas pelo mundo. “É para poder manter as pessoas próximas e também frequentando a celebração. A ideia é encher a igreja de pessoas que estão em casa”, explica ao Leiagora.

Segundo o sacerdote, a igreja foi surpreendida pelo decreto estadual que proíbe a abertura de igrejas, assinado no dia 20 de março. No entanto, respeita a decisão e entende que “é um momento de cuidar das pessoas que a gente ama ficando distante”.

Mas as orações não param. Então, na segunda-feira (24) à noite ele fez uma publicação em suas redes sociais, contando que iria aderir à ideia italiana, e pedindo para os membros da comunidade enviarem suas fotos. Só pelo email foram mais de 8,2 mil imagens recebidas até esta quarta-feira (25). Teve ainda aqueles que preferiram colocar as fotografias por baixo da porta da igreja. Minoria, essas pessoas também tiram as imagens recolhidas.

Seja foto individual ou de família, todas foram para os bancos da paróquia, que ficaram cheio de fiéis. E eles apareceram de toda parte. “Recebo fotos de gente de Rondônia, Paraná, São Paulo, até Japão. São de vários lugares que as pessoas estão mandando”, diz, explicando que a iniciativa se espalhou devido às redes sociais.

Cada foto chega acompanhada de uma história ou um pedido, segundo o frei, e todas elas são lidas e respondidas. Depois, para imprimi-las e espalha-las pela igreja, ele conta com a ajuda de uma secretária que atua na paróquia. E assim, todas participam das missas diárias, realizadas às 18h e transmitidas por uma TV local e também pelas redes sociais do frei.

O sacerdote revela que nunca passou por um momento desse, de ter que celebrar missas a portas fechadas, mas entende a importância da medida, e diz:

“Temos que tirar as lições boas disso. Talvez seja Deus nos dando uma oportunidade de se voltar para as pessoas que a gente ama e valorizar aqueles que estão perto de nós todos os dias. A gente convive com um monte de pessoas e às vezes não se dá conta de que ela está do nosso lado e do quanto são importantes para nós”.

Quando o período de quarentena acabar, a igreja planeja realizar uma missa especial, para retirar as imagens e celebrar com os presentes. E se você quiser enviar a sua imagem, pode entrar em contato com o frei no email frboche@gmail.com.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet