Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
09:17:36
informe o texto

Notícias / Geral

26/03/2020 às 09:55

MT pode ter até 70 internações e 35 casos na UTI por coronavírus em duas semanas

Dados foram expostos pelo jornal The Intercept e seriam de relatório sigiloso da Abin

Camilla Zeni

MT pode ter até 70 internações e 35 casos na UTI por coronavírus em duas semanas

Foto: Reuters

Relatório atribuído a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) apontou que Mato Grosso poderá ter, nas próximas duas semanas, até 105 pessoas internadas em razão da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Desses, 35 casos devem ser levados para a Unidade de Terapia Intensiva. 

O documento, apesar de sigiloso, foi divulgado pelo jornal The Intercept Brasil na noite de terça-feira (24), depois que o presidente da República, Jair Bolsonro (sem partido), minimizou a seriedade da doença contagiosa.

O relatório apresenta dados de todos os estados e leva em consideração a curva da pandemia em diferentes países como Itália e China, França, Alemanhã e Irã. 

Conforme o documento, se o vírus se comportar de maneira semelhante à curva epidêmica da Itália, China, e do Irã, a situação pode ser mais crítica. 

A tendência é a de que, nesta semana,  sete casos por Covid-19 precisem de internação. Contudo, na semana seguinte, o número salta para 70 casos. O relatório aponta ainda que, nesta semana, pode ser que 4 casos precisem de atendimento na UTI. Já na próxima semana, o número sobe para 35 casos. 

A tabela mostra ainda que isso significaria, para a realizado do estado, a ocupação de cerca de 5% dos leitos totais disponíveis.

Contudo, as autoridades trabalham também com a possibilidade de o vírus seguir a curva epidêmica da França e da Alemanha, ou seja, que o coronavírus pode se comportar da mesma maneira aqui em Mato Grosso. 

Nesse segundo cenário, a situação é mais amena, somando em duas semanas, 24 internações pelo Covid-19, mas 12 casos dependendo da UTI.

Conforme o The Intercept, o documento foi finalizado no fim de segunda-feira e encaminhado para todas as secretarias de Estado de Saúde. Contudo, o secretário de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, negou, em entrevista coletiva nessa quarta-feira (25), que tenha conhecimento dessas projeções.

O último boletim divulgado pela secretaria estadual apontava, até quarta-feira, a existência de nove casos confirmados e 326 suspeitos. No Brasil o número é de 57 mortes confirmadas em razão da doença e 2.433 casos confirmados de infecção.

Confira a publicação do The Intercept na íntegra.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet