Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
23:40:15
informe o texto

Notícias / Política

26/03/2020 às 15:34

Após flexibilizar medidas, Mauro diz que manter isolamento é ser egoísta

"Pessoas que defendem o isolamento total estão com prateleiras cheias e dinheiro na conta"

Camilla Zeni

Sem colocar "mais lenha na fogueira" nos impasses entre governadores e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), acredita que o caminho certo é o equilíbrio.

Com realidades locais distintas, diante da pandemia do novo coronavírus, Mauro afirmou que não segue nem as ideias do presidente e nem dos colegas que classificou como extremistas. No entanto, destacou que, nesse momento, não há espaço para egoísmo.

"Não vou adotar nem a linha do presidente Bolsonaro e nem a linha extremista que algumas pessoas estão adotando. A virtude está no equilíbrio de cuidar da vida e para que os empregos e a economia sejam preservados", disse, na manhã desta quinta-feira (260, ao anunciar a flexibilização das medidas de prevenção ao vírus. 

Mauro criticou, veladamente, a atuação de outros governadores, como do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), que adotou medidas duras de isolamento para conter o vírus. Para o chefe do Executivo de Mato Grosso, o extremismo não é uma saída. Ao menos não para a realidade local, que tem ainda nove casos confirmados de infecção, frente aos 370 casos e oito mortes por Covid-19 (doença causada pelo vírus) no Rio de Janeiro.

"Nós precisamos manter o rigor do distanciamento social, das medidas de higiene e assepsia, mas precisamos trabalhar", disse o governador.

Nesta semana, em reunião virtual com o presidente Bolsonaro, Mauro já tinha demonstrado preocupação com a economia mato-grossense, que arrecada 70% de seus recursos do ICMS. O governador chegou a dizer, inclusive, que não conseguia garantir o pagamento da folha salarial de abril em dia.

Para o governador, defender o isolamento total da população é egoísmo, já que desconsidera a desigualdade social existente e a necessidade de profissionais que atuam de forma autônoma.

"Vejo algumas pessoas defendendo radicalmente o isolamento social, que tem que parar tudo. Mas é porque está com a prateleira cheia, a geladeira cheia, o dinheiro na conta. Essas pessoas não estão olhando para milhões de mato-grossenses que não têm a mesma realidade", observou.

Em seu novo decreto, que também alinha diretrizes municipais e federais, Mauro liberou novos setores da economia para o trabalho, e ponderou que o isolamento econômico não é uma medida necessária para conter o vírus neste momento. No entanto, garantiu que restrições sociais permanecem.

Leia também
Mauro incentiva retorno aos trabalhos: 'medidas não podem prejudicar milhões de mato-grossenses'

Mauro cita baixa arrecadação e não descarta atraso em salários dos servidores
 
Isolamento social x econômico
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet