Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:09:58
informe o texto

Notícias / Política

27/03/2020 às 07:05

Cenário do coronavírus em MT só pode ser projetado após 50 casos confirmados

Secretário avaliou que não é possível traçar projeções para Mato Grosso nesse momento

Camilla Zeni

Cenário do coronavírus em MT só pode ser projetado após 50 casos confirmados

Foto: Assessoria

Diversas projeções sobre como pode se comportar o coronavírus em Mato Grosso surgiram nos últimos dias. No entanto, segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, não é possível tomar decisões baseadas em nenhuma delas. Isso porque o cenário do vírus ainda é incerto.

 

Em coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira (26), Figueiredo destacou que seriam necessários pelo menos 50 casos confirmados para que os traços do novo coronavírus - considerado pandemia pela Organização Mundial de Saúde - sejam mais precisos.

 

“Não dá para, nesse momento, fazermos uma projeção dessa magnitude. Nós vamos ter condições de desenhar um cenário mais próximo da realidade a partir do momento em que tivermos o caso 50 no estado. Ai sim as estatísticas serão mais precisas nesse ponto”, explicou Figueiredo.

 

A resposta se deu ao questionamento diante do alarmante número apontado pelos Ministérios Públicos Federal, Estadual e do Trabalho, em ofício encaminhado ao governo também nessa quinta-feira. Segundo os órgãos, as estatísticas científicas apontam para 8 mil mortes por coronavírus em Mato Grosso caso o Estado voltasse a liberar a circulação da população. 

 

Nessa semana, Mato Grosso viveu quase sob quarentena, com a restrição de abertura de diversas atividades econômicas, fechamento de escolas e determinação para isolamento social. No entanto, em novo decreto dessa quinta-feira, o Estado liberou alguns setores, incluindo shoppings e bancos. 

 

O Ministério Público alertou, uma vez que a doença é altamente contagiosa e deixou números alarmantes pelo mundo: 523 mil casos confirmados e 23,6 mil mortes causadas pela infecção. No Brasil as estatísticas apontam para 2.915 casos confirmados e 78 mortes. Já na realidade local, em Mato Grosso, são 11 casos confirmados e 385 suspeitos.

 

Ainda assim, o Estado é relutante em voltar atrás no novo decreto. Figueiredo afirmou que se reuniu com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em conjunto com o governador Mauro Mendes. Ambos decidiram seguir com “a estratégia” e devem manter a liberação das atividades.

 

“É muito prematuro para tomar decisões dessa natureza [isolamento]. Temos ainda apenas 11 casos confirmados e nenhum caso grave. Nenhum paciente demandou nossa assistência hospitalar”, justificou o secretário.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet