Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
12:35:12
informe o texto

Notícias / Política

28/03/2020 às 15:31

Maioria dos deputados é favorável à destinação do fundo eleitoral para o combate ao coronavírus

Único parlamentar contrário é o deputado federal Carlos Bezerra (MDB)

Kamila Arruda

Maioria dos deputados é favorável à destinação do fundo eleitoral para o combate ao coronavírus

Foto: Saulo Cruz

O Congresso Nacional estuda a possibilidade de vir a destinar os recursos oriundos do Fundo Partidário para ações de combate ao Coronavírus (Covid-19). A medida conta com o apoio da maioria dos deputados federais de Mato Grosso.

O deputado estadual Leonardo Albuquerque acredita, inclusive, que o governo Federal deveria utilizar os recursos de todos os fundos que possui para combater a Covid-19. 

“Salvo mudanças recentes, são mais de 200 fundos, entre eles os para situações intangíveis, como maremoto, para se ter uma ideia. Minha equipe estuda um projeto nesse sentido, do uso de todos os fundos, desde os para momentos de crise, como esse, ao eleitoral, e todos os outros”, disse o parlamentar.

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL), por sua vez, entende que, mesmo que não houvesse a pandemia, a melhor destinação do dinheiro é a Saúde. “Sempre me posicionei contra este fundão, sobretudo em um momento em que temos problemas mais graves a serem resolvidos. Por isso, entendo que este dinheiro pode e deve ser usado para lutarmos contra essa pandemia”, completou. 

Para ele, o país demanda políticas públicas por parte do Governo Federal e para tanto é necessário recursos. “O Ministério da Saúde tem trabalhado com muita seriedade ao tratar deste assunto, mas sabemos que é necessário que haja fundos para assegurar a implementação de medidas para conter a doença. Por isso, sou a favor desta proposta”, defendeu.

Já o deputado federal Neri Guller (PP), acredita que o dinheiro do fundo não irá solucionar o problema, tendo em vista que a pandemia também tem atingido drasticamente a economia. “Eu sou favorável a destinação dos recursos do fundo, mas acredito que muito mais do que isso, temos que cuidar da nossa economia, pois teremos um prejuízo muito maior que o dinheiro existente no Fundo Eleitoral”, pontuo.

O parlamentar, inclusive, defende o adiamento da eleição de outubro deste ano. Para o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (PTB), há grandes possibilidades de o pleito não ser realizado por conta do coronavírus. “Sou a favor integralmente da utilização do fundo eleitoral. A declaração do presidente Bolsonaro está contrariando todos as orientações mundiais e com essa decisão colocando vidas em risco. Até porque, não se sabe se haverá eleições. Tem alguns projetos protocolados na Câmara pra prorrogar. Neste momento, temos q entender que a prioridade é proteger vidas”, acrescentou.

O deputado federal Carlos Bezerra (MDB) é o único deputado federal da bancada parlamentar de Mato Grosso que não defende a aplicação do Fundo Partidário em ações de combate ao Coronavírus (Covid-19).

“Sou contra essa medida. Já não é permitido o financiamento privado de campanha, se tirarmos o dinheiro do fundo não vai haver eleição, e isso é uma afronta ao estado democrático de direito. Acredito que o governo Federal tem outros planos de investimento para combater esse vírus”, justificou o emedebista.

O referido fundo conta com R$ 2 bilhões, conforme sanção por parte do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da Lei Orçamentária Anual (LOA). Este recurso seria aplicado nas eleições de outubro deste ano.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet