Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
04:13:42
informe o texto

Notícias / Política

27/03/2020 às 16:39

Em sessão remota, AL aprova decreto de calamidade pública

O decreto foi aprovado por unanimidade do Parlamento Estadual.

Kamila Arruda

Em sessão remota, AL aprova decreto de calamidade pública

Foto: Giuseppe Feltrin

Em sessão extraordinária remota realizada na tarde desta sexta-feira (27), a Assembleia Legislativa aprovou o decreto de calamidade pública no âmbito da Administração Estadual, baixado pelo governador Mauro Mendes (DEM) nesta semana.

A medida se dá em razão dos impactos socioeconômicos e financeiros decorrentes da pandemia coronavírus (Covid -19). O decreto foi aprovado por unanimidade do Parlamento Estadual.

Conforme o Decreto 424/2020, a situação de calamidade terá vigência de 90 dias e poderá ser prorrogada, caso haja necessidade. 

Com o decreto, que está embasado no artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, o Governo fica dispensado de atingir os resultados fiscais e a limitação de empenho, o que autoriza o Estado a fazer despesas que não haviam sido previstas no orçamento, para conter a transmissão do vírus e oferecer os cuidados de saúde necessários.

A decisão foi tomada após a confirmação de pessoas infectadas pelo coronavírus em Mato Grosso, além da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) que caracterizou a doença como pandemia.

Em Mato Grosso, até o momento são 11 casos confirmados e 385 suspeitos.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet