Cuiabá, sábado, 20/04/2024
01:23:53
informe o texto

Notícias / Judiciário

30/03/2020 às 14:19

Coronavírus: quase 30 presídios de MT não têm materiais de limpeza ou EPIs

Levantamento foi feito pelo Ministério Público, que emitiu uma série de recomendações

Camilla Zeni

Coronavírus: quase 30 presídios de MT não têm materiais de limpeza ou EPIs

Foto: Agência Brasil

Levantamento do Ministério Público de Mato Grosso apontou a falta de equipamentos de proteção individual (EPI)s e de materiais básicos de limpeza em quase 30 das 50 penitenciárias de Mato Grosso.

Os dados, coletados pelo Centro de Apoio Operacional Criminal e da Execução Penal do Ministério Público, foram disponibilizados em uma recomendação publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (30).

Na publicação, o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira observa que "os trabalhadores do sistema prisional estão submetidos a elevados riscos de contágio por conta do convívio cotidiano com a população carcerária". 

Ainda, pondera que eles "se transformam em importantes vetores de transmissão" quando vão para casa e frequentam outros espaços sociais.

A preocupação do MP se dá diante da pandemia do novo coronavírus, que apenas no Brasil já atingiu a mais de 4,2 mil casos confirmados de infecção pela doença e 136 mortes. Em Mato Grosso, o número ainda é de 14 casos confirmados e nenhuma morte. 

O levantamento do Ministério Público apontou que 29 unidades não possuem EPIs e 4 não responderam ao questionamento feito. Ainda, 28 não têm materiais de limpeza - e quatro também não responderam a essa pergunta. Já em relação a materiais de higiene pessoal, 35 penitenciárias afirmaram que têm os itens, sendo que oito disseram não ter e 10 não responderam.

Na recomendação, o procurador de Justiça e outros dois membros do MP também observaram que "o sistema de saúde, público e privado, tende a não dar conta de atender às necessidades que advirão do maciço contágio", considerando que o coronavírus é uma doença altamente contagiosa.

Além disso, nesse cenário, a população carcerária é que ficaria com "gravíssima desassistência". 

"Contudo, quando se fala em zelar pela saúde dos que ali estão, está em jogo não apenas a vida da população privada de liberdade (embora seja esta o alvo mais ameaçado pelo COVID-19 dentro da unidade prisional), mas também dos próprios agentes penitenciários e demais funcionários. É igualmente imprescindível que o Poder Executivo adote, imediatamente, medidas de salvaguarda à saúde dos mais de 111 mil funcionários que atuam nas prisões brasileiras", destacou o Ministério Público.

Dessa forma, o órgão sugeriu que os gestores das penitenciárias adotem uma série de medidas, como o isolamento de presos maiores de 60 anos ou com doenças crônicas (por serem grupo de risco), separação dos presos recém-chegados, seja por flagrante ou transferência, assepsia diária das celas e aumento no tempo diário de banho de sol, caso seja possível.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet