Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
10:03:29
informe o texto

Notícias / Judiciário

31/03/2020 às 08:00

Estado pede que STF explique suspensão do reajuste de custas processuais

Procuradoria-Geral alega que decisão pode causar desentendimento por estar 'obscura'

Camilla Zeni

Estado pede que STF explique suspensão do reajuste de custas processuais

Foto: Assessoria

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), recorreu no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Alexandre de Moraes esclareça sobre a decisão que suspendeu o reajuste das custas processuais no Estado.

A suspensão foi concedida em caráter liminar neste mês de março, em uma ação proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No recurso, os procuradores do Estado alegam que a decisão superior ficou "obscura", dando a entender que o ministro teria feito a suspensão da lei em sua totalidade, e não apenas de determinados trechos, como entende-se que ocorreu.

"No entanto, importante repisar que a possibilidade de mais de uma interpretação da parte dispositiva de decisão embargada dificulta a sua exata apreensão, tornando-a obscura, além de causar severa insegurança jurídica ao jurisdicionado, que não saberá ao certo o regime jurídico das custas processuais a que está sujeito", escreveram os procuradores.

A Procuradoria-Geral do Estado também alerta que a incerteza em relação a liminar pode acarretar em "aumento da judicialização dessa questão justamente em razão da incerteza quanto ao regime jurídico aplicável".

A ação
Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6330, o Conselho Federal da OAB argumentou que a Lei n. 11.077/20, sancionada por Mauro no dia 10 de janeiro, fere diversos princípios da Constituição Federal, como de acesso à Justiça, da ampla defesa, da proporcionalidade e razoabilidade, da capacidade contributiva, do não confisco tributário e da regra da anterioridade do exercício financeiro.

Por isso, pediu a suspenção de determinados trechos da lei até o dia 31 de dezembro de 2020, o que foi atendimento pelo ministro.

Moraes entendeu que os trechos questionados não só aumentam os valores das custas processuais, como estabeleceram nova fórmula de cálculo das custas no recurso de apelação. 

Ainda, que apesar de ter respeitado a norma de publicar a mudança 90 dias antes dela entrar em vigor, a lei não cumpriu a regra de anterioridade de exercício, que determina que o aumento nos tributos só podem ser aplicados se tiverem sido publicados até o dia 31 de dezembro do ano anterior, o que não foi o caso.

O ministro decretou "reconhecida a impossibilidade de os artigos impugnados serem aplicados no exercício financeiro de 2020, haja vista a lei que os alberga ter sido publicada no Diário Oficial de 13 de janeiro de 2020” e acatou o pedido da entidade.

Saiba mais
Liminar no STF suspende reajuste processuais em MT até o fim do ano
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet