Cuiabá, sábado, 20/04/2024
06:41:44
informe o texto

Notícias / Geral

30/03/2020 às 17:51

Mato Grosso tem 18 casos confirmados de coronavírus

A nota informativa sofreu alterações e não traz mais os casos suspeitos.

Alline Marques

Mato Grosso tem 18 casos confirmados de coronavírus

Foto: Tchélo Figueiredo

O estado de Mato Grosso possui 18 casos confirmados de coronavírus, sendo que quatro pacientes seguem internados, dois em enfermarias e outros dois em Unidades de Terapia Intensiva. Os dados foram informados pela Secretaria de Estado de Saúde na nota informativa 22.

De acordo com as novas diretrizes do Ministério da Saúde, o boletim não traz mais os casos suspeitos somente os notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a qual inclui a COVID-19 bem como outros tipos de Influenza, como H1N1, entre outras. A secretaria informou ainda que todos os hospitalizados de SRAG estão sendo monitorados diariamente em cada unidade hospitalar do Estado, com a finalidade de identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19.

Até o momento, dos 18 casos confirmados 12 são em Cuiabá, três em Rondonópolis, dois em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde. Até sexta-feira (27), quando foi divulgada oficialmente a última nota, o número de casos confirmados era de 11, o que representa um aumento de 63%. A média de idade dos confirmados é de 40 anos.

Já com relação à notificação de SRAG, Mato Grosso tem 210 casos, destes, 46 seguem internados em enfermarias e outros 18 pacientes estão na UTI. No período de 20 a 27 de março, o Lacen-MT analisou 242 amostras, para SARSCoV-2; foram registrados 236 testes com resultado negativo através da metodologia de RT-PCR.

Já no Brasil foram confirmados 4.579 casos. O número corresponde a 323 novas confirmações em relação à última atualização, feita domingo (29), dos dados da pandemia no País. As mortes pela doença chegam a 159, com aumento de 23 óbitos em relação à ultima contagem. O índice de letalidade está em 3,5%.

Medidas Preventivas

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por COVID-19. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus.

- Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
- Evite aglomerações
- Mantenha os ambientes bem ventilados
- Não compartilhe objetos pessoais

O governo do estado criou também uma central de atendimento Covid-19. Tire suas dúvidas pelo 0800 647 1223, todos os dias das 7h às 19h.Mato Grosso tem 18 casos confirmados de coronavírus.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet