Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:36:03
informe o texto

Notícias / Política

02/04/2020 às 16:00

Prazo de filiação termina sábado e incerteza causada por coronavírus prejudica partidos

A indefinição sobre a realização das eleições municipais tem feito muitos cidadãos desistirem de pleitear um mandato.

Leiagora

Prazo de filiação termina sábado e incerteza causada por coronavírus prejudica partidos

Foto: Assessoria TRE-MT

O prazo de filiação para os que querem ser candidato em 2020 termina neste sábado (4) cheio de incertezas. Com a pandemia do novo coronavírus, há dúvida inclusive se vai ocorrer as eleições municipais em outubro deste ano, o que acabou prejudicando os partidos.
 
Um deputado federal de Goiás pediu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) analisasse a possibilidade de prorrogação do prazo de filiação partidária, tendo em vista o quadro de pandemia relacionado ao Covid-19. Mas o plenário da Corte afirmou que não é possível modificar a data-limite para filiação a um partido político com vistas às Eleições Municipais de 2020, por se tratar de prazo previsto em legislação federal, necessitando, portanto, de alteração da norma legal.
 
Para muitos dirigentes partidários, este cenário de incerteza tem atrapalhado inclusive o número de filiação. De acordo com eles, cidadãos comuns, sem mandato político, que pretendem ser candidatos, tem desistido da candidatura diante de um cenário de incerteza.
 
Outro fator que atrapalha é a ausência de reunião e apresentação dos pré-candidatos de cada sigla. Nos pleitos anteriores, a partir de janeiro os líderes partidários reuniam-se com os novo filiados semanalmente apresentando todos os pré-candidatos, até fecharem em conjunto na última semana de filiação a lista de nomes.
 
Daqui até o prazo final, ainda há muita gente conversando com diversos partidos, e vereadores tentando ‘acertar’ na escolha partidária, para não correr o risco de ter boa votação, porém não entrar pelo quociente eleitoral. 
 
Alguns partidos, como os Republicanos, têm feito reunião por vídeoconferência, mas nem todos os postulantes a vereador podem participar, alguns inclusive por não terem condições financeiras.
 
“Neste ano estamos temerosos e receosos se na lista de pré-candidatos vai aparecer alguma surpresa na última hora, algum vereador com mandato, que já tem boa votação e que nos usem de escada para elegê-los”, afirmou um empresário, que pretende ser candidato, mas não quer se identificar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet