Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:55:22
informe o texto

Notícias / Geral

01/04/2020 às 16:17

Três cidades de MT têm transmissão comunitária de coronavírus

Quadro é identificado quando não é possível rastrear a origem do contágio

Camilla Zeni

Três cidades de MT têm transmissão comunitária de coronavírus

Foto: Nelson Almeida/AFP

O governo do Estado informou nesta quarta-feira (1º) que Mato Grosso registra transmissão comunitária da Covid-19 (causada pelo novo coronavírus) em três de seus 141 municípios. Essa condição é registrada quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) não é capaz de rastrear a origem do contágio do vírus com os pacientes.

De acordo com a SES, o quadro foi identificado em Cuiabá, Rondonópolis (distante 212 km da Capital) e Várzea Grande, na região metropolitana. Essas cidades têm, respectivamente, 18, 4 e 2 casos confirmados de Covid-19, conforme o último boletim epidemiológico do Estado, divulgado no fim da tarde de terça-feira (31). 

Ao todo foram confirmados 25 casos da pandemia em Mato Grosso. O último registro foi feito em Nova Monte Verde (945 km de Cuiabá). O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, chegou a considerar que o município passava por um quadro de transmissão local - isso é, quando o paciente foi infectado por outro caso confirmado na região.

No entanto, segundo a SES, nenhum novo caso foi confirmado no município nos últimos 14 dias, o que faz descaracterizar o quadro.

Atualmente é a Secretaria de Saúde quem faz a confirmação de transmissões comunitárias no Estado. Para os municípios que se enquadram nessa característica o governo criou uma série de restrições para impedir a propagação do vírus. As informações constam no Decreto n. 432, assinado nessa terça-feira. 

Um novo decreto assinado pelo prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, também foi divulgado nessa terça-feira. Nele, Pátio mantém parte do comércio fechado, como shoppings, mas libera o comércio de rua. Algumas indústrias também têm autorização para funcionar. Já na parte de proibição constam escolas e faculdades, além de 70% do transporte público e casas de festas e bares.

Já o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, deve se pronunciar sobre novas medidas de prevenção apenas na sexta-feira (3). Não há alteração de decreto em Várzea Grande.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet