Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
07:47:21
informe o texto

Notícias / Geral

02/04/2020 às 08:36

Prefeitura entrega EPIs para servidores da limpeza

A ação contou também com orientações sobre o que é a nova doença e meios de prevenção

Leiagora

Prefeitura entrega EPIs para servidores da limpeza

Foto: Assessoria

Prefeitura de Várzea Grande realizou a entrega de luvas e máscaras de proteção aos servidores que trabalham na limpeza pública da cidade. O setor, que executa a varrição e capina das ruas e retirada de entulhos, um dos setores que continua em plena atividade por ser considerado um serviço essencial para a saúde pública. Foram distribuídas máscaras PFF1 e luvas de couro, ambos específicos para o tipo de trabalho realizado pelos servidores e para a proteção contra o novo coronavírus –Covid-19.

“A limpeza pública é um serviço essencial para a sociedade e não pode parar, para não acarretar na proliferação de outras doenças , e também ajudar na redução de contágio contra a dengue, zica vírus e  Chikungunya, estas doenças transmitidas por picadas do  mosquito Aedes Aegypti. É recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, que, mesmo em situações extremas como esta, esse trabalho seja mantido. Todavia, é preciso também pensar nesses servidores e garantir sua proteção. Os nossos servidores desta área da limpeza urbana foram orientados e treinados, pelas equipes da Saúde, sobre a importância de se protegerem, como se protegerem e os cuidados que devem adotar não só no trabalho como em casa, contra o coronavírus, e o mais importante tiveram informações certas sobre o que é a nova doença ”, explica o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.

De acordo com a enfermeira do serviço de controle de infecção hospitalar de Várzea Grande, Claudia Sandra Lenhardt de Oliveira, a máscara PFF1 distribuída é uma Peça Facial Filtrante, ou seja, ela é mais eficiente que a máscara cirúrgica. “O corpo do produto é também o meio filtrante responsável por não deixar os contaminantes do ambiente entrarem em contato com o sistema respiratório do usuário. Portanto além de proteger contra a poeira, também o faz contra microrganismos e vírus. As luvas, por serem de couro, protegem as mãos do serviço pesado que esses servidores executam, e explicamos que devem evitar, coçar os olhos e colocar a mão na boca enquanto estiverem executando os serviços.São medidas e orientações que de um  ponto de vista podem ser simples mas valiosas que  protegem as vidas destes trabalhadores”, detalhou.Lembrando a enfermeira que todos tiveram esclarecimentos sobre o que é o novo coronavírus, formas de prevenção e cuidados no trabalho e em casa.

O secretário Breno Gomes, enfatiza que é determinação da prefeita Lucimar Sacre de Campos, “zelar pela vida das pessoas e manter os serviços essenciais funcionando”, afirmou citando que esta semana, as equipes de limpeza estão no centro da cidade, na Avenida João Gomes Sobrinho, e, nos bairros Jardim dos Estados e Jardim Nova Era.

Além dos colaboradores da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, servidores que trabalham na Segurança Pública e na Saúde em Várzea Grande também estão recebendo os equipamentos de segurança necessários para a execução dos serviços, além de orientações sobre os cuidados necessários para prevenir o contágio do vírus.

“Esses equipamentos são essenciais para garantir, principalmente, a segurança desses trabalhadores. Por isso que nós fazemos questão de não apenas distribuir os materiais, mas conversar, explicar e mostrar para que serve cada um deles. Também orientamos sobre as medidas de prevenção ao coronavírus. Estes profissionais que trabalham com serviços essenciais são fundamentais e indispensáveis para a cidade”, frisou a enfermeira.

As principais orientações, segundo a especialista, incluem a necessidade de evitar o contato físico e aglomeração, fazer a higienização das mãos com água, sabão e/ou álcool gel. A higienização dos veículos de transporte também foi reforçada e acontece antes e depois do uso pelas equipes.  

 
Por: Rafaela Maximiano - Secom/VG
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet