Cuiabá, sábado, 20/04/2024
09:21:30
informe o texto

Notícias / Geral

02/04/2020 às 18:41

Casos de coronavírus sobem 46% e chegam a 41 nas últimas 24 horas

Quatorze pacientes dos confirmados estão hospitalizados, sendo nove em UTI

Alline Marques

Casos de coronavírus sobem 46% e chegam a 41 nas últimas 24 horas

Foto: Tchélo Figueiredo

Com um aumento de 46% no número de casos confirmados de coronavírus nas últimas 24 horas, Mato Grosso chega a 41, sendo que 14 estão hospitalizados e nove já estão recuperados. Apesar do aumento na confirmação, o estado ainda está entre os cinco que não registraram óbitos. Os dados foram informados na noite desta quinta-feira (2) por meio da nota informativa nº 25 encaminhada pela Secretaria de Estado de Saúde.

Dos 41 casos confirmados, 25 são em Cuiabá, cinco em Rondonópolis, quatro em Várzea Grande, três em Sinop, dois em Tangará da Serra, um em Lucas do Rio Verde e um em Nova Monte Verde. Devido as mudanças nos protocolos de notificação, somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são incluídos no boletim. Sendo assim, existem 297 casos notificados de SRAG no estado.

Dentre os pacientes confirmados, nove estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quatro em isolamento no hospital e um em enfermaria. A média de idade entre os casos confirmados é de 43 anos. Até o momento, 28 pacientes têm entre 36 e 55 anos, outros seis estão na faixa etária de 19 a 35 anos, cinco possuem entre 56 e 80 anos, e uma criança de até 5 anos e outra de 6 a 18 testaram positivos para Covid-19.

O boletim traz ainda informações de municípios que já caracterizam a transmissão comunitária, ou seja, que não se pode determinar a origem do contágio. São eles: Cuiabá, Várzea Grande e Nova Monte Verde. Já em Rondonópolis ainda está caracterizado como transmissão local, caso em que as pessoas que tiveram contato com outro paciente infectado. Não foi informado ainda a classificação de Tangará da Serra e Sinop.

A secretaria informou ainda que todos os hospitalizados de SRAG estão sendo monitorados diariamente em cada unidade hospitalar do Estado, com a finalidade de identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19.

De acordo com as novas diretrizes do Ministério da Saúde, desde segunda-feira (30) o boletim não traz mais os casos suspeitos com sintomas gripais. Agora somente são notificados os classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a qual inclui a COVID-19 bem como outros tipos de Influenza, como H1N1. São sintomas da SRAG febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, que apresente dispneia (falta de ar).

Medidas Preventivas

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por COVID-19. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus.

- Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
- Evite aglomerações
- Mantenha os ambientes bem ventilados
- Não compartilhe objetos pessoais

O governo do estado criou também uma central de atendimento Covid-19. Tire suas dúvidas pelo 0800 647 1223, todos os dias das 7h às 19h.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet