Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:31:13
informe o texto

Notícias / Geral

03/04/2020 às 16:26

Governador torna uso de máscaras obrigatório em MT

Medida vale a partir do dia 13 de abril e para todos os setores, públicos e privados

Camilla Zeni

Governador torna uso de máscaras obrigatório em MT

Foto: iStok

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), informou nesta sexta-feira (3) que o uso de máscaras para prevenção ao contágio pelo novo coronavírus será obrigatório no Estado. O comunicado foi feito em coletiva de imprensa, quando Mauro anunciou a publicação de um novo decreto.

A medida adotada pelo governo do estado faz parte do programa "Eu cuido de você e você cuida de mim", lançado também nesta sexta-feira. Ele prevê, até o dia 12 de abril, o incentivo do uso da máscara em todos os ambientes públicos e privados no Estado. Já a partir do dia seguinte isso se tornará obrigação.

"A partir da próxima segunda-feira (13), estamos estabelecendo como obrigatório, em todo território mato-grossense, o uso da máscara mesmo que artesanal nos estabelecimentos públicos e privados", comunicou o governador.

Mauro tornou a falar que, embora as máscaras artesanais não sejam a medida ideal para combate ao vírus, elas serão "uma grande contribuição para diminuir a cadeia de transmissão do coronavírus em Mato Grosso".

O governo chegou a produzir vídeos ensinando a população a produzir a própria máscara artesanal. Segundo Mauro, o material foi produzido na noite de quinta-feira, depois que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou o uso de máscaras de tecido pela população.

Mandetta também recomendou que a cada cidadão tenha pelo menos cinco máscaras artesanais e as reutilizem após lavá-las. Ele destacou que essas máscaras têm sido “fenômeno” em todo o mundo e que, por serem fáceis de fazer, é uma boa saída para evitar a propagação do vírus.

Distribuição
Nesta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros foi alocado para fazer a distribuição de máscaras para a população em dois pontos de Cuiabá: no supermercado Comper, localizado na Avenida Miguel Sutil, e na estação de ônibus Bispo Dom José, no centro da capital.

Não foi informado se a medida vai ser repetida em outros dias, com aviso prévio.

Coronavírus
Na manhã desta sexta-feira, o Estado registrou a primeira morte por coronavírus. A vítima foi um homem de 54 anos, morador de Lucas do Rio Verde (345 km de Cuiabá). Ele era hipertenso e tinha diabetes. 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o homem estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 29 de março, mas faleceu na madrugada desta sexta-feira.

O boletim epidemiológico com a atualização dos casos ainda não foi divulgado. Até essa quinta-feira, Mato Grosso registrava 41 casos confirmados de infecção por coronavírus. O número de casos suspeitos não é mais divulgado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Joao 12/04/2020 às 00:00

    ditador !

  • Gilberto bergamasco 04/04/2020 às 00:00

    Como posso conseguir máscara sou idoso e sozinho

  • José Mendes de oliveira 03/04/2020 às 00:00

    Eu queria parabenizar o governador por esta atitude de ensentivar a população usar máscara isto é muito bom mesmo só a sim vamos andar mais seguro da doença todos nós temos que cuidar muito porque este vírus e muito forte conseguiu parar o mundo tá fazendo derrotas nas nação parabéns governador

  • IEDA SILVA SOUTO DE OLIVEIRA 03/04/2020 às 00:00

    E o senhor governador vai distribuir as mascaras!????.... Porque sem essa de máscara de pano...no começo foi desacreditada as máscaras artesanais....e agora vem com essa conversa fiada de máscara de pano....kkkkk....a respiração e a umidade do hálito torna ainda mais perigoso esse artificio

  • Marcos Aurélio 03/04/2020 às 00:00

    Pra população pobre e carente que somam hj 55% da população do estado, o governador vai dar a máscara? pois mesmo a caseira tem muita gente que não tem como confeccionar pois já não tem dinheiro pra comer, e falando nisso o que o estado de MT fará para sua população mais carente ? Até agora só vimos ações do governo federal

  • Luciene Alves Rego 03/04/2020 às 00:00

    O governo deveria está mais preocupado com as familias q estao passando fome, isso sim, tem coisas mais prioritárias que o corona.

  • adriana 03/04/2020 às 00:00

    comprar material para produzir essas mascaras onde? tudo fechado. Meus elasticos que tinha ja foi tudo. grampo de grampeador? tecido?

 
Sitevip Internet