Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:40:20
informe o texto

Notícias / Geral

03/04/2020 às 18:02

Sobe para 44 números de casos confirmados de coronavírus e MT tem a primeira morte

Treze pacientes com Covid-19 seguem internados, 10 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermarias.

Alline Marques

Sobe para 44 números de casos confirmados de coronavírus e MT tem a primeira morte

Foto: Agência Brasil

Três novos casos foram confirmados nas últimas 24 horas de coronavírus em Mato Grosso que registrou também a primeira morte desde o início da pandemia no estado. Treze pacientes com Covid-19 seguem internados, 10 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermarias. E nove já se recuperaram. Os dados foram informados na noite desta sexta-feira (2) por meio da nota informativa nº 26 encaminhada pela Secretaria de Estado de Saúde.

A morte já havia sido confirmada ainda pela manhã e ocorreu no município de Lucas do Rio Verde. A vítima foi um homem de 54 anos que era hipertenso e diabético. Ele havia chegado de uma viagem na região Sul do país e havia procurado uma unidade de saúde no dia 26, mas retornou para casa. Ele foi internado no dia 29 e o resultado do exame saiu somente nessa quinta-feira (2), no entanto, na madrugada desta sexta-feira, por volta das 4h, ele faleceu.

Dos 44 casos confirmados, 25 são em Cuiabá, seis em Rondonópolis, quatro em Várzea Grande, quatro em Tangará da Serra, três em Sinop, um em Lucas do Rio Verde e um em Nova Monte Verde. A média de idade dos pacientes é de 43 anos, a maior parte inclusive está entre 36 e 55 anos.

Devido as mudanças nos protocolos de notificação, somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são incluídos no boletim. Atualmente, 305 casos de SRAG foram notificados à SES.

O boletim traz ainda informações de municípios que já caracterizam a transmissão comunitária, ou seja, que não se pode determinar a origem do contágio. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Nova Monte Verde.

A secretaria informou ainda que todos os hospitalizados de SRAG estão sendo monitorados diariamente em cada unidade hospitalar do Estado, com a finalidade de identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19.

Com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, a SES MT passa a emitir boletim de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a qual inclui a COVID-19 bem como outros tipos de Influenza.

Para identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19 e os casos hospitalizados de SRAG são monitorados de forma diária em cada unidade hospitalar do Estado.

Medidas Preventivas

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por COVID-19. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus.

- Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
- Evite aglomerações
- Mantenha os ambientes bem ventilados
- Não compartilhe objetos pessoais

O governo do estado criou também uma central de atendimento Covid-19. Tire suas dúvidas pelo 0800 647 1223, todos os dias das 7h às 19h.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet