Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
01:39:40
informe o texto

Notícias / Política

06/04/2020 às 16:00

Após derrotas na justiça, Mauro diz que decisão do que 'abre e fecha' será dos prefeitos

Governador disse que não vai questinar decisão da Justiça e responsabilidade sobre prevenção ao coronavírus

Camilla Zeni

Após derrotas na justiça, Mauro diz que decisão do que 'abre e fecha' será dos prefeitos

Foto: Assessoria

O Governo de Mato Grosso vai respeitar a decisão judicial que desobrigou os municípios a se submeterem às normas do estado para a prevenção ao novo coronavírus. O chefe do Executivo, Mauro Mendes (DEM), reconheceu que os prefeitos têm autonomia para tomar decisões e que também devem arcar com as responsabilidades sobre elas.

“O Governo do Estado deu uma orientação via decreto de como isso deve acontecer. Porém, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça entenderam que isso é um papel dos municípios. Então, a partir de agora, quem vai abrir ou fechar comércio ou qualquer outra atividade são os prefeitos de Mato Grosso. Se mantiver aberto, responsabilidade deles. Se fechar, responsabilidade deles. O governo não irá questionar isso”, disse Mauro.

A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira (6), durante coletiva de imprensa no canteiro de obras do Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. No local o governo constrói 200 leitos para atender os pacientes do coronavírus.

No fim da noite de sexta-feira (3), o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, decidiu suspender os efeitos dos artigos 6º e 7º do decreto n. 432/2020, editado no dia 31 de março.

Na prática, a Justiça deu mais autonomia para as prefeituras, que não precisam submeter à quarentena apenas as pessoas que fazem parte do grupo de risco, e também não devem esperar que a Secretaria de Estado de Saúde reconheça o tipo de transmissão viral enfrentada no município. 

Perri observou que os trechos do decreto que foram suspensos limitavam o poder dos municípios de adotar suas próprias medidas de prevenção, o que não poderia ser permitido. A decisão do desembargador vale até o Órgão Especial do TJ analisar o caso em conjunto.

Além dessa decisão, o Judiciário também já interferiu em outros decretos de Mauro, em ação movida pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). O prefeito alegou que o governador feriu a legislação quando usurpou competência da prefeitura pra decretar o fechamento ou a abertura de determinados setores econômicos. Essa situação, segundo Pinheiro, deixava  a população confusa, que não sabia qual decreto seguir.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet