Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
06:31:15
informe o texto

Notícias / Geral

06/04/2020 às 17:54

​Sobe para 76 casos confirmados de coronavírus em MT

Treze pacientes seguem internados, 10 deles ainda na UTI e outros três em enfermarias

Alline Marques

​Sobe para 76 casos confirmados de coronavírus em MT

Foto: Tchélo Figueiredo

Mato Grosso registrou 16 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas. Um aumento de 26%. Destes, 13 estão hospitalizados e outros 11 já estão recuperados da doença. Até o momento, estado segue com apenas uma morte confirmada e ocorreu no município de Lucas do Rio Verde. Os dados são do boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgados nesta segunda-feira (6).

Dos 76 casos confirmados,  43 são em Cuiabá, seis em Rondonópolis, cinco em Várzea Grande, quatro em Tangará da Serra e Sinop. Já em São José dos Quatro Marcos e Cáceres possuem dois casos confirmados. Já os municípios União do Sul, Nova Mutum, Nova Monte Verde, Lucas do Rio Verde, Canarana, Campo Novo do Parecis,  Aripuanã e Alta Floresta possuem apenas um caso cada.

O Boletim Informativo da SES explica que há dois casos confirmados de Covid-19 em pacientes que estão em cidades de Mato Grosso, mas residem em outros estados do país. Um caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis; o paciente mora em Sonora, Mato Grosso do Sul. O outro caso foi notificado pela Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães; o paciente reside em São Paulo, capital.

Dos 76 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 63 estão em isolamento domiciliar (sendo 11 casos recuperados) e 13 estão hospitalizados, sendo 10 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três em enfermarias/isolamento.

A média de idade dos pacientes é de 44 anos, a maior parte inclusive está entre 36 e 55 anos. Além disso, 61% dos pacientes são do sexo feminino e 39% do masculino. Devido as mudanças nos protocolos de notificação, somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são incluídos no boletim. Atualmente são 362 casos de SRAG foram notificados à SES registrados em Mato Grosso

O boletim traz ainda informações de municípios que já caracterizam a transmissão comunitária, ou seja, que não se pode determinar a origem do contágio. São eles: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis. Já nas cidades de Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos são classificadas como transmissão local.

A secretaria informou ainda que todos os hospitalizados de SRAG estão sendo monitorados diariamente em cada unidade hospitalar do Estado, com a finalidade de identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19.

Com base nas diretrizes do Ministério da Saúde, a SES MT passa a emitir boletim de casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a qual inclui a COVID-19 bem como outros tipos de Influenza. Para identificar e tratar corretamente qualquer caso suspeito hospitalizado de COVID-19 e os casos hospitalizados de SRAG são monitorados de forma diária em cada unidade hospitalar do Estado.

Foram realizados 724 exames, sendo que 634 delas deram negativas, o que representa 74% dos testes.

Cenário nacional
 
Nesta segunda-feira, o Governo Federal confirmou 12.056 casos de Covid-19 no Brasil e 553 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, divulgado pelo Ministério da Saúde, no domingo, o país contabilizava 486  mortes e 11.130 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
 
Recomendações
 
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
 
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
 
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%
- Cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
- Evite aglomerações
- Mantenha os ambientes bem ventilados
- Não compartilhe objetos pessoais
O governo do estado criou também uma central de atendimento Covid-19. Tire suas dúvidas pelo 0800 647 1223, todos os dias das 7h às 19h.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet