Cuiabá, sábado, 06/06/2020
14:49:48
informe o texto

Notícias / Geral

07/04/2020 às 17:17

CGE emite boletins semanais de demandas envolvendo o coronavírus

De 15 de março a 06 de abril de 2020, a Rede de Ouvidorias do Estado recebeu 137 demandas relacionadas à pandemia

Leiagora

CGE emite boletins semanais de demandas envolvendo o coronavírus

Foto: Ligiani Silveira | CGE-MT

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência, passou a emitir ao Gabinete de Situação, criado para o monitoramento e a adoção de medidas de enfrentamento do coronavírus, boletins semanais sobre as manifestações realizadas pela população na Rede de Ouvidorias do Estado envolvendo a pandemia.

De 15 de março a 06 de abril de 2020, a Ouvidoria recebeu 137 demandas relacionadas ao coronavírus, sendo 38% solicitações (andamentos de processos e esclarecimentos de dúvidas sobre como acessar serviços públicos), 31% denúncias, 19% reclamações, 8% sugestões, 3% pedido de informação e 2% elogios.

As manifestações não se restringiram a questões de competência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), mas também da Casa Civil, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da própria CGE, da Defesa do Consumidor (Procon) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por exemplo.

Entre as questões estiveram dúvidas sobre habilitação de trânsito, trabalho e emprego, vigilância epidemiológica, contratação de profissionais para a área de saúde, suspensão das aulas nas escolas estaduais e publicação dos decretos e medidas relacionados à pandemia.

Os boletins começaram a ser gerados dia 15 de março, a partir do agravamento da pandemia no mundo, da ocorrência da primeira morte provocada pelo novo vírus no Brasil e da confirmação do primeiro caso de coronavírus em Mato Grosso, para subsidiar o Gabinete de Situação na tomada de decisões estratégias de combate à doença.

Além disso, os relatórios semanais objetivam facilitar o monitoramento pela CGE das providências e respostas dos órgãos estaduais, por meio das Ouvidorias Setoriais, aos demandantes. “Temos orientado as Ouvidorias Setoriais a dar prioridade de atendimento às manifestações relacionadas às medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública do coronavírus, conforme preceitua o artigo 6º-B da Lei Federal nº 13.979, de 2020”, destaca o secretário-adjunto de Ouvidoria Geral e Transparência da CGE, Vilson Nery.

Quer dizer que, além da Central de Atendimento COVID-19, disponibilizada pela SES por meio do número 0800 647 1223, a população tem à disposição os canais de Ouvidoria para dúvidas, denúncias e reclamações acerca de questões de qualquer área do Poder Executivo Estadual neste período de pandemia. 

Funciona assim: após receber a mensagem do cidadão, a CGE faz a triagem e encaminha para a Ouvidoria Setorial do órgão com atribuição relacionada à manifestação.

Os canais são os seguintes: registro pelo whatsapp (65) 98476-6548 e pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos e das entidades estaduais).

Gabinete de Situação

Sob a coordenação do governador Mauro Mendes, o Gabinete de Situação é composto pelos titulares das seguintes instituições: Casa Civil, Saúde, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Seduc e CGE. Foi criado pelo Decreto Estadual nº 407/2020 e alterado pelo Decreto Estadual nº 426/2020.

 
Ligiani Silveira | CGE-MT

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet