Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:49:32
informe o texto

Notícias / Política

07/04/2020 às 16:51

Blairo critica declarações de ministro sobre a China: 'besteiras'

Hoje, o país asiático é o principal mercado de exportação, principalmente, para Mato Grosso, que a cada dez sacas de soja, oito têm como destino a China

Alline Marques

Blairo critica declarações de ministro sobre a China: 'besteiras'

Foto: Reprodução / Facebook

O ex-senador Blairo Maggi usou a rede social para criticar a postura de membros do governo Federal que disparam críticas ao governo da China e acabam prejudicando uma relação comercial que vem sendo construídas ao longo dos anos. Hoje, o país asiático é o principal mercado de exportação, principalmente, para Mato Grosso, que a cada dez sacas de soja, oito têm como destino a China

Maggi chamou de besteiras as declarações do ministro da Educação,Abraham Weintraub. Para ele, isto prejudica a relação com o país asiático. “Ao longo dos 2 anos e 7 meses em que fui ministro da Agricultura, estive por várias vezes em missão comercial na China e pude aprender e respeitar seus costumes. Por essa razão, eu diria que essas besteiras, ditas por pessoas do nosso Governo, prejudicam muito as relações comerciais, o relacionamento e os laços de confiança que ambos governos buscam construir”. 

De acordo com Maggi, o povo chinês tem um orgulho justificado da sua cultura e do potencial que seu país alcançou. “Eles prezam pela formalidade, a amizade e o bom diálogo. Nós brasileiros, sobretudo as nossas autoridades, devemos entender e respeitar isso!”, finalizou. 

Outro político de Mato Grosso que pediu cautela neste debate foi o deputado federal Neri Geller (PP). Ele também já ocupou o cargo de ministro da Agricultura e pediu cautela ao governo Federal. "Nossa preocupação é de pacificar e manter as boas relações. Não queremos briga, precisamos dar suporte ao governo para atravessar a crise. Estamos muito preocupados e precisamos de cautela", afirmou. 

As declarações são repercussão à postagem feito pelo ministro da Educação nas redes sociais que provocou novo tensionamento nas relações entre o Brasil e a China. Ele usou o personagem do Cebolinha, da Turma da Mônica, para ridicularizar o sotaque dos chineses. Após ser criticado, Weintraub disse que pode até pedir desculpas à embaixada do país asiático por sua "imbecilidade", desde que a China forneça respiradores ao Brasil para o combate ao novo coronavírus.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet