Cuiabá, sexta-feira, 05/06/2020
10:54:07
informe o texto

Notícias / Geral

09/04/2020 às 08:40

Família de idoso que morreu por Covid-19 em Cáceres nega quebra de isolamento

O idoso chegou de São Paulo há duas semanas e estava em isolamento em sua casa quando passou mal

Camilla Zeni

Família de idoso que morreu por Covid-19 em Cáceres nega quebra de isolamento

Foto: Reprodução

A família de um idoso de 82 anos, que morreu na noite dessa quarta-feira (8) no município de Cáceres (225 km de Cuiabá), confirmou que ele foi diagnosticado com Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Em nota, ela também negou que ele tenha quebrado a determinação de isolamento social.

A morte do idoso causou grande repercussão na cidade, diante de algumas notícias de que ele poderia ter descumprido as normas e contribuído para a proliferação do vírus. Diante do caso, uma advogada da família emitiu uma nota na noite de ontem.

Segundo Juliana Pavini, a advogada, o idoso e a esposa desembarcaram em Cuiabá na madrugada do dia 23 de março, depois de retornarem de Taboão da Serra (SP), onde faziam um tratamento de saúde.

Em solo mato-grossense, o casal foi diretamente para Cáceres, com auxílio de um motorista por aplicativo. A advogada afirma que, desde esse momento, o idoso permaneceu em casa, em isolamento, já que chegou de uma área onde o contágio por coronavírus estava em crescimento.

Cerca de uma semana depois, já no dia 31 de março, o casal passou a apresentar sintomas de coronavírus. Então, ligaram para a filha e ela os levou para o Hospital São Luiz, também em Cáceres.

De acordo com a advogada da família, o idoso permaneceu no hospital até essa quarta-feira, quando faleceu. A esposa dele segue internada no hospital e está estável, segundo a nota.

A família aproveitou para negar as informações falsas de que o casal teria voltado de ônibus intermunicipal para Cáceres, colocando outras pessoas em risco, portanto.

"O momento é de muita dor para toda a família, e o ato de divulgar essas notícias falsas é uma atitude, além de desrespeitosa, sem qualquer empatia com o momento tão crítico que a família vem passando", finalizou.

Após a confirmação da família, a morte do idoso por Covid-19 foi oficializada pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso na manhã desta quinta-feira (9).

Segundo as últimas atualizações, divulgadas nessa quarta-feira, o município de Cáceres tinha dois pacientes com o diagnóstico de Covid-19 confirmado. A suspeita é de que 25 pessoas também estejam contaminadas.

Outras mortes

Além da morte do cacerense, há ainda outras duas, informadas também nessa quarta-feira, que aguardam confirmação de diagnóstico. Um deles, também um idoso, morava em Rondonópolis (212 km de Cuiabá) e tinha 75 anos. Ele também chegou de viagem de São Paulo, no dia 4 de abril, depois de tratar de um câncer. 

A segunda morte foi registrada em Querência (980 km de Cuiabá), de um homem de 44 anos que era hipertenso. Segundo a secretaria municipal de Saúde, ele já estava sendo monitorado por uma equipe e morreu em Água Boa (750 km de Cuiabá), onde procurou atendimento médico.

Atualizada às 9h

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet