Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
05:45:06
informe o texto

Notícias / Geral

09/04/2020 às 11:00

Gilberto: ‘confinamento não é reunir e fazer festa na casa dos amigos’

Secretário de Saúde chamou a atenção da população, que não tem respeitado as regras de isolamento

Camilla Zeni

Gilberto: ‘confinamento não é reunir e fazer festa na casa dos amigos’

Foto: Secom

O secretário de saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, deu um sermão em quem não tem respeitado a determinação de isolamento social nesse momento de pandemia pelo novo coronavírus. Ele pediu que a população respeite as orientações da equipe técnica e evite sair de casa sem necessidade, o que inclui receber ou visitar amigos.

“Confinamento é distanciamento entre as pessoas, inclusive dentro de casa. Não é reunindo na casa do amigo, não é fazendo festa na casa dos amigos. É importante que a população entenda que cada um de nós pode fazer a sua parte”, disse o secretário, em entrevista à TV Centro América, nessa quarta-feira (8).

Desde o início da semana, é perceptível o aumento no número de pessoas em circulação nas ruas, seja em Cuiabá, Várzea Grande ou em cidades do interior do estado. E a mudança de comportamento vem justamente num momento em que Mato Grosso confirmou suas primeiras mortes por Covid-19 (causada pelo novo coronavírus), e registra aumento no número de infectados.

Segundo as autoridades, mais da metade da população que for infectada pelo vírus não deverá apresentar sintomas. Por isso, o isolamento social é importante para diminuir a propagação da infecção, que pode acarretar em graves sintomas respiratórios em uma parcela da população, principalmente aqueles que se encontram no chamado “grupo de risco”, como idosos e portadores de doenças crônicas.

“Eu torço para que a população não precise, que não tenhamos o desconforto de ter nossos hospitais lotados. Agora, a única maneira de diminuir isso é o confinamento. Não é as pessoas convidando umas às outras para se reunirem nas casas para assistir a live do artista preferido”, explicou o secretário de saúde.

“Será que nem assistindo ao vídeo do que está acontecendo na Itália, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, países de primeiro mundo, não conseguem entender?”, desabafou. 

Conforme o último boletim informativo da Secretaria de Saúde, 90 pessoas já foram confirmadas com a infecção do vírus, sendo que apenas 63 delas estão em isolamento domiciliar. Duas mortes também já foram confirmadas

Cabe destacar que, no entanto, conforme o próprio secretário Gilberto Figueiredo, em razão da subnotificação da doença, provocada, entre outros fatores, pela ausência de sintomas, a estimativa é de pelo menos 900 pessoas já estejam infectadas em Mato Grosso. Os dados consideram o estudo que afirma que o Brasil é capaz de detectar apenas 11% dos casos da doença.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet