Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:35:56
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

14/04/2020 às 19:39

​Falta de transparência do governo

Leiagora

​Falta de transparência do governo

Foto: Giuseppe Feltrin

É claro que o assunto do momento é o coronavírus, no entanto, muitas outras doenças continuam existindo e matando pessoas no estado, dentre elas, a dengue, zika, chikungunya, além da Influenza A, que tem sintomas semelhantes à Covid-19. No entanto, os boletins epidemiológicos não ficam mais disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde como era comum até o ano de 2018. Agora é preciso solicitar por email, uma informação que é pública, e ainda assim quando enviado os dados são com meses de atrasos. 

De acordo com o boletim nacional, Mato Grosso está entre os cinco estados com maior incidência de casos de dengue, classificado como risco A, e pelo menos cinco mortes já foram confirmadas e outras ainda aguardam a conclusão dos exames. Já os dados da H1N1, o último boletim repassado é de final de fevereiro e a Secretaria de Estado de Saúde informou que dispõe no momento de dados de série histórica de Influenza em Mato Grosso no período de 2017 até as semanas de 1 a 9 do ano de 2020 (até fevereiro), sendo os dados deste ano ainda parciais e com registros somente de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sem registros de dados dos vírus da Influenza (H1N1, H3N2 e Influenza B). 

Deste jeito fica difícil levar informações para a população sobre a real situação do sistema de saúde, além disso, porque esconder esses números? Se não tem o que esconder, é só respeitar a lei da transparência. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet