Cuiabá, segunda-feira, 18/03/2024
23:35:47
informe o texto

Notícias / Judiciário

15/04/2020 às 16:12

Mauro vai ter que comprovar que aplicou dinheiro de dívidas em ações contra a Covid-19

Decisão é do ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu o pagamento dos contratos a pedido de Mauro

Camilla Zeni

Mauro vai ter que comprovar que aplicou dinheiro de dívidas em ações contra a Covid-19

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), vai ter que comprovar que usou valores que seriam para pagar dívidas com a União em ações de combate ao novo coronavírus. A determinação é do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde o início de abril, Mato Grosso tem conseguido suspender na Justiça o pagamento de parcelas de dívidas contraídas com a União, sob alegação de que o momento atual resultou na queda de arrecadação de receitas do Estado. Além disso, o Estado ponderou que o momento exige investimentos na área da Saúde, para garantir que o sistema público conseguirá atender a toda a demanda que possa vir a ser provocada pela infecção do vírus.

O ministro reconheceu que a pandemia traz desafios para todos os governos e suspendeu as dívidas. Contudo, o ministro determinou que o Estado comprove que esse valor vai ser investido nas ações de combate ao vírus. Somadas, as parcelas já suspensas giram em torno de R$ 25,5 milhões. 

“Defiro parcialmente a medida liminar requerida, [...] devendo, obrigatoriamente, o Estado do Mato Grosso comprovar que os valores respectivos estão sendo integralmente aplicados na secretaria de Saúde para o custeio das ações de prevenção, contenção, combate e mitigação à pandemia do coronavírus”, escreveu, em decisão dessa segunda-feira (13).

Segundo o governador, o gasto estimado nesse período seria de R$ 145 milhões. O Estado não informou quanto já foi investido nesse período.

Leia também
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet