Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
10:16:54
informe o texto

Notícias / Política

17/04/2020 às 10:15

Carlos Fávaro é empossado no Senado e fica até as eleições

Ele permanece na vaga de maneira interina até a realização de nova eleição.

Camilla Zeni

Carlos Fávaro é empossado no Senado e fica até as eleições

Foto: TV Senado

Tomou posse como senador por Mato Grosso, na manhã desta sexta-feira (17), Carlos Fávaro, que foi ex-vice-governador na gestão Pedro Taques. Terceiro mais votado nas eleições, com 434.972 votos, ele assume vaga deixada por Selma Arruda, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Em sessão virtual nesta sexta-feira, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), fez a leitura da ata da Mesa Diretora, que declarou a vacância do cargo ocupado por Selma. Em seguida, deu a posse a Favaro, que foi diplomado senador pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) nessa quinta-feira (16).

Alcolumbre pediu que todos os colegas senadores ficassem em posição de respeito e, em seguida, Fávaro fez seu juramento. "Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país. Desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu, e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", disse.

"Declaro empossado no mandato de senador da república o nobre senhor Carlos Henrique Baqueta Fávaro, que a partir desse momento passa a participar dos trabalhos da casa como integrante do Partido Social Democrático (PSD) e adota o nome Carlos Fávaro", declarou Alcolumbre, em seguida.

A posse de Fávaro ocorre em razão de decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma ação provocada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). Aliado político de Fávaro, Mauro argumentou a necessidade de paridade na representatividade dos estados. A decisão que atendeu ao pedido foi do ministro Dias Toffoli.

Logo após a posse, Fávaro já participou da sessão no Senado. Ele permanece na vaga de maneira interina até a realização de nova eleição. O pleito estava programado para ocorre no próximo dia 26 de abril, porém, devido à pandemia do coronavírus foi adiada e deve acontecer junto com a disputa municipal em outubro. 

Leia mais 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet