Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
04:51:46
informe o texto

Notícias / Geral

27/04/2020 às 14:22

População deve manter cuidados para evitar contaminação em espaços públicos

Uso de máscaras é obrigatório para todos que estiverem nos espaços públicos e dentro dos estabelecimentos comerciais. Em caso de descumprimento, o comerciante receberá aplicação de multa

Leiagora

População deve manter cuidados para evitar contaminação em espaços públicos

Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

A semana começou com a retomada parcial de algumas atividades do comércio em Mato Grosso. Em Cuiabá e outros demais municípios do Estado, comerciantes reabriram as portas dos estabelecimentos já nesta segunda-feira (27).

A autorização para o retorno das atividades foi anunciada pelos prefeitos municipais, após o Governo do Estado publicar na última quarta-feira (22) o decreto n° 462, com as atualizações e novas diretrizes sobre o combate ao coronavírus.

O retorno dos trabalhos no comércio deve gerar um aumento no número de pessoas circulando nos espaços públicos. Por isso, a sociedade deve redobrar os cuidados para evitar aglomerações, pois esse tipo de situação é o principal fator de risco que aumenta as chances de contágio e propagação do coronavírus.  Todos devem ficar em alerta e continuar seguindo as recomendações estabelecidas.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, tem sido enfático e reforçado diariamente quais os principais cuidados e medidas necessárias à sociedade. A população deve continuar mantendo os cuidados para evitar o aumento no número de casos da doença nas cidades de Mato Grosso.

“A flexibilização não quer dizer ‘venham todo mundo para rua’. A flexibilização é para quem pode, mas adotando as medidas de proteção: usando máscaras, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento de um metro e meio. Não é para esquecer que estamos atravessando uma pandemia.  Aqueles que têm maiores riscos, precisam adotar as medidas preventivas mais rigorosas. Se você puder, evite sair de casa, busque por alternativas para evitar o contato com outras pessoas”, disse o gestor.

Além de todas as recomendações e cuidados reforçados pelo secretário, é importante destacar o uso obrigatório de máscaras para todas as pessoas que estiverem em locais públicos e dentro dos estabelecimentos comerciais em funcionamento. A medida também é obrigatória para os funcionários do comércio. Em caso de descumprimento o comerciante receberá aplicação de multa de R$ 80,00 ao estabelecimento privado por pessoa sem máscara.

O uso de máscara é incentivado pela campanha  “Eu cuido de você e você cuida de mim”  que faz parte das ações do Governo de Mato Grosso como medida preventiva para conter o avanço do novo coronavírus. O uso de máscara é recomendado pelo Ministério da Saúde, um acessório indispensável que ajuda no bloqueio das gotículas de saliva que são liberadas quando falamos ou espirramos. É na saliva que o vírus está presente e que pode contaminar outras pessoas. 

Recomendações e cuidados

·    Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
·    Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com
pessoas doentes ou com o meio ambiente;
·    Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
·    Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
·    Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
·    Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
·    Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
·    Manter os ambientes bem ventilados;
·    Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

 

É importante seguir todas as recomendações, pois somente deste modo será possível evitar uma mudança no atual cenário dos casos da Covid-19. O secretário destacou “se epidemia avançar em um ritmo perigoso para nossa capacidade assistencial vamos ter que adotar um pouco mais rigorosas. Se isso não ocorrer, vamos continuar com a flexibilização gradativamente” explicou Gilberto Figueiredo.

Os números do Boletim Informativo n° 49, divulgado a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) neste domingo (26), confirmou 250 casos da Covid-19 em Mato Grosso. Além disso, SES foi notificada na noite do mesmo dia, com mais uma morte. Atualmente, consta nove óbitos registrados no boletim. Com atualização do documento, constará um total de 10 óbitos.

No final da tarde desta segunda-feira (27), será divulgada mais uma Nota Informativa com os números atualizados do novo coronavírus. O documento estará disponível no site da SES, que pode ser acessado por este link.

 
Assessoria Secom-MT
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet