Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
05:56:15
informe o texto

Notícias / Geral

29/04/2020 às 11:40

Estado não recomenda testes de farmácia para Covid-19: 'é uma loteria'

Segundo o secretário, os testes não são eficazes a ponto de serem usados como diagnósticos

Camilla Zeni

Estado não recomenda testes de farmácia para Covid-19: 'é uma loteria'

Foto: Tchélo Figueiredo/Secom

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa terça-feira (28), um pedido para que as farmácias passem a fornecer testes rápidos para detecção do novo coronavírus à população. Contudo, apesar da garantia da agência, a Secretaria de Estado de Saúde não recomenda a medida.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, já existe mais de 10 modelos de testes rápidos liberados pela Anvisa e cada um deles atua de forma diferente. Contudo, os dados científicos apontam que o coronavírus só é detectável cerca de sete dias depois de aparecidos os sintomas.

"Se a pessoa for na farmácia nesse momento e não estiver sentindo nada, muito provavelmente ela vai gastar dinheiro a toa. O teste rápido não é considerado para fazer diagnóstico, mas o acompanhamento de pacientes. O teste ideal para ser diagnosticado é o PCH", explicou Figueiredo.

Segundo a Anvisa, os testes rápidos usam uma pequena amostra de sangue, e é por meio dela que se detecta anticorpos para o Sars-cov-2 (nome científico do novo coronavírus). Esse teste costuma demorar de 10 a 30 minutos para ficar pronto.

Ao comentar o assunto, Figueiredo se mostrou preocupado com "oportunistas" que poderiam tirar vantagem de quem estaria realmente preocupado com a saúde. Contudo, lembrou que a recomendação da Secretaria de Saúde é para que, quem não apresenta sintomas da doença e não tem necessidade de sair, fique em casa, considerando que o isolamento é a melhor prevenção ao vírus.

O secretário também avaliou que conseguir detectar a doença em pessoas assintomáticas, por meio do teste rápido, seria como "jogar na loteria". Isso considerando o que ele já explicou sobre a limitação dos exames em relação ao período de incubação.

"Vai ser uma loteria acertar o período que efetivamente o teste vai conseguir identificar o vírus. A Secretaria de Estado de Saúde não recomenda esse tipo de procedimento então, até porque todos aqueles que buscarem os serviços de saúde com sintomas serão notificados e o Lacen vai fazer o teste gratuitamente", avaliou.

Limitações
De acordo com Figueiredo, os testes rápidos oferecidos no mercado podem apresentar resultados falsos positivos ou negativos e, por isso, ele não é adotado para diagnóstico pelo Estado.

O Ministério da Saúde e a Anvisa já tinha apontado esse tipo de limitação em relação aos testes. Para as autoridades, essa modalidade deve ser um complemento ao diagnóstico inicial. Já o teste PCR, que é feito com análise do material genético do vírus, é 100% confiável e, por isso, leva mais tempo para se ter o resultado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet