Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
12:49:56
informe o texto

Notícias / Política

30/04/2020 às 09:27

Botelho cobra posição de Mauro em relação a pequenos empresários: ‘precisa se movimentar’

Deputado avaliou que pequenos e micros empresários estão sofrendo com a pandemia e governo deve auxiliar

Camilla Zeni

Botelho cobra posição de Mauro em relação a pequenos empresários: ‘precisa se movimentar’

Foto: Angelo Varela/ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), engrossou a voz em relação ao governo de Mato Grosso e cobrou uma posição em relação às perdas do micro e pequeno empresário.

O parlamentar se reuniu com representantes do setor de turismo e transporte nesta semana e avaliou que a pandemia do novo coronavírus, que impôs medidas restritivas, causou diminuição significativa no faturamento dos setores.
 
Para o presidente da Assembleia, o governo de Mato Grosso não tem dado a atenção devida aos pequenos empresários. Por isso, o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado (Sedec), César Miranda, também foi convocado para uma reunião com o setor.

“Parece que o Governo do Estado ainda não se movimentou em relação a isso. Eu não ouvi nenhuma fala do governador no sentido de auxiliar os pequenos empresários. Está na hora de acordar para isso, precisa se movimentar, porque os pequenos estão morrendo”, criticou o parlamentar.

Como solução paliativa, Botelho propôs usar parte dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic) e do Fundo de Habitação e Transporte (Fethab) para as ações de fomento da Desenvolve MT. Para isso, porém, será necessário que os deputados aprovem um projeto de lei, que pode ser levado por Botelho após a análise do governador.

“Nós estamos trabalhando com várias propostas e eu estou encaminhando uma para o governador, porque temos o MT Fomento [Desenvolve MT], que pode trabalhar e ajudar esses pequenos empresários. Mas não tem recurso, então nós precisamos aportar recurso lá”, comentou.

Segundo um estudo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que o desvio de finalidade do Fethab, que foi criado para investimentos em infraestrutura e transporte, é possível. Conforme a publicação, caso a Assembleia aprove, os municípios poderão usar os recursos em ações relacionadas o coronavírus, pelo menos.

O secretário da Sedec, contudo, avaliou que é necessário cautela nesse momento de pandemia. Ele observou que o próprio governo enfrenta queda de arrecadação e que o Estado não consegue gerar recursos. 

"Eu tenho dito sempre aos setores econômicos que a gente é sensível e temos que buscar soluções em conjunto. Por isso é importante a participação do Legislativo e Judiciário. O governador Mauro Mendes tem demandado uma série de estudos para que a gente busque soluções e, nesse momento difícil geral, que a gente possa atender ao micro e pequeno empresário que está sofrendo com a pandemia".

Cesar Miranda ponderou ainda que a oferta de linhas de crédito com juros baixos precisa ser estudada, já que a agência precisa seguir normas do Banco Central. "Mas aquilo que for possível, dentro das normas bancárias, acho que é possível ser construído. Temos que buscar de onde virão esses recursos para que possamos atender nessas situações", finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet