Cuiabá, quinta-feira, 02/07/2020
15:36:19
informe o texto

Notícias / Política

03/05/2020 às 10:00

Está na hora do Brasil respeitar Mato Grosso, afirma Fávaro sobre atrasos no FEX

O senador recém-empossado defende uma reforma tributário e é contrário ao fim da Lei Kandir

Alline Marques

Está na hora do Brasil respeitar Mato Grosso, afirma Fávaro sobre atrasos no FEX

Foto: Camilla Zeni / Leiagora

Mato Grosso vai para o terceiro ano sem receber os recursos referente ao Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX) e a dívida já é de quase R$ 1,5 bilhão. O recém-empossado Carlos Fávaro (PSD), que mesmo antes de assumir já acompanhava o debate, engrossou o tom e disse que está na hora de o governo Federal respeitar o estado.
 
"Está na hora do Brasil respetar Mato Grosso que faz muito pelo Brasil, gera emprego e renda, gera dividendo na balança comercial com toda a exportação e vendendocommodities e é hora de reconhecer e pagar as compensações", afirmou. 

Questionado sobre o que pode fazer agora como senador, Fávaro lembrou que este é um debate antigo que precisa ser regulamentado e para ele a saída é uma reforma tributária, para dar seguraça jurídica aos estados.

No entanto, alertou que quando estava como representante de Mato Grosso em Brasília, ouviu da equipe do Ministério da Economia, e do próprio ministro, Paulo Guedes, que são contrário à Lei Kandir e favoráveis à tributação das exportações pelos próprios estados. Porém, Fávaro disse que nenhum país tributa exportações e não seria o modelo ideal para o estado. "Porque exportar ICMS é perder competitividade, nenhum país exporta imposto, precisa de uma reforma para ter estabilidade", finalizou. 

Fávaro foi o terceiro colocado na última eleição e assumiu, recentemente, na vaga de Selma Arruda, cassada por caixa 2 e abuso de poder econômico pela Justiça Eleitoral.    

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet