Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:54:16
informe o texto

Notícias / Política

04/05/2020 às 15:08

Saúde: reunião com Teich foi pouco produtiva e expectativas ficam para novo encontro

Primeira conversa seguiu mais protocolos e teve baixa resolutividade, revela Gilberto

Camilla Zeni

Saúde: reunião com Teich foi pouco produtiva e expectativas ficam para novo encontro

Foto: Secom

Se havia certa expectativa em relação a primeira reunião do governo de Mato Grosso com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, ela foi frustrada. Depois de ignorar as demandas estaduais por duas semanas, desde que assumiu a Pasta, Teich seguiu protocolos e fez da primeira reunião um contato inicial e automático.

A informação foi revelada pelo secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (4).

O encontro, feito virtualmente em razão das medidas de segurança e prevenção ao novo coronavírus, ocorreu no dia 30 de abril. Mato Grosso foi um dos últimos estados a ter contato com o novo ministro, que assumiu no dia 17 de abril, depois que Luiz Henrique Mandetta foi demitido por Jair Bolsonaro. 

“Foi uma reunião com baixíssima resolutividade. Em tese, uma mensagem inicial do ministro, que está com disposição a enfrentar e ajudar os municípios e estados nesse período, seguindo uma tendência protocolar para o primeiro contato com secretários e governadores”, comentou Gilberto. 

De acordo com o secretário, foi possível notar que o ministro ainda está se inteirando do assunto e não tem conhecimento das necessidades dos estados e iniciativas em curso. 

Na reunião, que teve a presença do governador Mauro Mendes (DEM), o governo questionou ao ministro qual vai ser o auxílio da Pasta para o estado. Segundo Mauro, até o momento Mato Grosso recebeu 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e alguns equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras e aventais.

Gilberto destacou que os questionamentos de Mato Grosso são os mesmos de outros estados, e que a expectativa agora fica em torno de um segundo contato com o ministro, previsto para a próxima quarta-feira (6), em reunião pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“Já estamos com um cardápio de demandas e perguntas claras para respostas claras do Ministério. Praticamente todos os estados querendo as mesmas respostas: quando teremos os respiradores? quando teremos testes? quando receberemos insumos? qual é o cronograma do Ministério da Saúde?”, explicou o secretário, que é vice-presidente do Conass.

Sem contato e resolução com o Ministério da Saúde, Mato Grosso passou a adotar medidas próprias para resolver seus problemas. Acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir receber 50 aparelhos de respiração mecânicas para equipar as UTIs do Estado. O pedido foi atendido no dia 1º de maio pelo ministro Roberto Barroso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet