Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
15:48:11
informe o texto

Notícias / Política

05/05/2020 às 14:00

Servidor consegue HC e pode não depor na CPI do Paletó nesta quarta

A fim de garantir que a oitiva ocorra, o presidente da CPI já recorreu da decisão e aguarda um posicionamento o judiciário.

Kamila Arruda

Servidor consegue HC e pode não depor na CPI do Paletó nesta quarta

Foto: Assessoria

A oitiva do servidor Valdecir Cardoso, marcada para esta quarta-feira (06), no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Paletó, instaurada na Câmara de Cuiabá para investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), poderá não ocorrer.

Isto porque, o servidor ingressou no Tribunal de Justiça com um habeas corpus preventivo com pedido de liminar, o qual garantiu a ele o direito de comparecer ou não a oitiva.

A decisão foi proferida no mês passado pela juíza Ana Cristina Silva Mendes, responsável pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá. O presidente da CPI, vereador Marcelo Bussiki (DEM), entretanto, só foi notificado na tarde desta segunda-feira (04).

Na peça, Valdecir alegou que o seu chamamento pelos membros da CPI para prestar depoimento na qualidade de testemunha é um disfarce para forçá-lo a comparecer na reunião e ser ouvido sob compromisso de dizer a verdade. O que não daria a ele o direito de ficar em silêncio e com isto atribuir-lhe o cometimento de prática criminosa, sob ameaça de prisão em flagrante por “falso testemunho”.

A fim de garantir que a oitiva ocorra, o democrata já recorreu da decisão e aguarda um posicionamento do Judiciário para dar sequência à oitiva nesta quarta (6).

Para ele, o depoimento de Valdecir é imprescindível para investigação, uma vez que ele foi o responsável por instalar as câmeras no gabinete de Silvio Cesar Correa, ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, a qual flagrou o atual chefe do Executivo Municipal recebendo maços de dinheiro.

Caso não obtenha nenhuma resposta, a CPI irá manter a reunião ordinária para deliberação de requerimentos que se encontram pendente. Tais quais a convocação de novas oitivas como do irmão do prefeito Marcos Popó, do ex-deputado José Riva e do ex-secretário Eder Moraes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet