Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
07:14:59
informe o texto

Notícias / Política

05/05/2020 às 17:28

Secretária se reúne com deputados e votação sobre contratação de professores é adiada

Projeto de deputados obriga governo a contratar professores com data retroativa

Camilla Zeni

Secretária se reúne com deputados e votação sobre contratação de professores é adiada

Foto: Junior Silgueiro/Secom

Prevista para a sessão extraordinária desta terça-feira (5), a votação do projeto de lei que prevê a contratação de professores interinos na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi adiada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM), o projeto acabou retirado de pauta porque, depois da sessão extraordinária, os deputados se reúnem com a secretária de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, no Colégio de Líderes. 

Na pauta, eles devem discutir tanto a contratação dos professores interinos quanto o planejamento estratégico para retorno das atividades escolares em Mato Grosso. 

Os professores contratados do Estado estão sem trabalho desde o início de março, quando encerrou o contrato de 2019 e as atribuições de aula para 2020 foram suspensas. A medida foi adotada depois que o governo baixou decreto determinando isolamento social e a suspensão das aulas a partir de 23 de março em razão do novo coronavírus.

Já em relação ao retorno das atividades escolares, a última data anunciada pelo governo foi 18 de maio, mas, em razão de recomendações do Ministério Público, ela também foi suspensa. Até o momento a Seduc não informou um novo prazo para o retorno das atividades.

Contratação de interinos
A suspensão das contratações de professores na rede estadual é debatida desde o início de abril pelos parlamentares da Assembleia. Os deputados pedem sensibilidade ao governo, uma vez que os professores contam, anualmente, com as atribuições de aulas e, sem os contratos e, consequentemente salários, estão em situação financeira grave.

O governo do Estado, por sua vez, alega que não há amparo legal para a contratação de profissionais atuarem no momento em que as aulas estão suspensas. Mendes chegou a dizer que poderia ser acionado judicialmente caso isso acontecesse. 

No dia 29 de abril, então, as lideranças partidárias da Assembleia propuseram um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da contratação desses profissionais. Na época, o deputado Valdir Barranco (PT), que é presidente da Comissão de Educação, afirmou que é falsa a justificativa de falta de amparo legal. 

O deputado garantiu ainda que a Assembleia tem prerrogativa sobre a regulamentação do desenvolvimento escolar e que poderia aprovar a nova lei, e ainda assim não estaria criando nova despesa para o Executivo. Segundo ele, as contratações já estavam previstas no orçamento aprovado pela Assembleia no início do ano. 

Esse projeto já passou por primeira votação na semana passada e foi aprovado por unanimidade.

Leia também
Projeto que prevê contratação retroativa de professores do Estado é aprovado na Assembleia
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Marcia 05/05/2020 às 00:00

    Os professores merecem mais respeito e amparo nesse momento. Vamos ter bom senso.

 
Sitevip Internet