Cuiabá, sábado, 20/04/2024
09:01:47
informe o texto

Notícias / Geral

06/05/2020 às 15:40

Profissionais da Educação de Cuiabá vão receber capacitação sobre medidas de biossegurança

Os profissionais serão orientados sobre medidas de higiene e desinfecção visando o retorno gradual das atividades presenciais na rede municipal

Leiagora

Profissionais da Educação de Cuiabá vão receber capacitação sobre medidas de biossegurança

Foto: Jorge Pinho

A Secretaria Municipal de Educação, cumprindo as orientações do Plano Estratégico que prevê a retomada gradual e segura das atividades presenciais na rede pública municipal de ensino no próximo dia 18 de maio, realiza na semana que vem formação para profissionais que atuam nas 164 unidades de ensino públicas de Cuiabá. A formação será direcionada aos Técnicos em Desenvolvimento Infantil (TDI), Técnicos em Nutrição Escolar (TNE) e Auxiliares de Serviços Gerais (ASG), com o objetivo de orientá-los em relação às medidas de biossegurança a serem adotadas para conter o avanço do coronavírus.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos disse que as medidas previstas no plano de ação estão de acordo com as recomendações das autoridades de Saúde e da Vigilância Sanitária e serão repassadas aos profissionais que atuam nas unidades educacionais do Município. “A retomada gradual e com segurança das atividades pedagógicas presenciais requer um cuidado redobrado em relação à biossegurança e envolve medidas como a manutenção do distanciamento entre os alunos, por isso a previsão de retomada gradual e alternada, o uso de máscaras, a disponibilização do álcool em gel, a desinfecção dos ambientes, e outras, sobre as quais os profissionais, que atuam diretamente junto às crianças, precisam estar cientes, a fim de evitarmos a contaminação pelo coronavírus”, disse ele.

A formação será ministrada presencialmente em 14 polos espalhados pela Capital, sendo uma escola em cada um dos polos. Nas escolas será utilizada somente uma sala, para até 20 pessoas, mantendo assim as orientações, inclusive de distanciamento e utilização de máscaras.

A formação será ministrada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, e terá a duração de uma hora e meia (1h30).

As inscrições para a formação estão sendo feitas por meio de um link enviado pela Secretaria Municipal de Educação. O profissional ao receber o link deve acessá-lo e fazer a inscrição para o polo mais próximo de sua residência. 

Retomada gradual

Até o dia 18 de maio, data prevista para a retomada gradual e segura das atividades presenciais nas unidades educacionais, o Município continuará avaliando os números relacionados ao coronavírus. Uma reunião está prevista para o dia 14 de maio.

O plano de ação que orientará a volta as aulas inclui a capacitação dos profissionais da educação para a identificação de casos de síndrome gripal;  higienização das unidades escolares, antes e após a realização das atividades;  oferta de produtos para higienização das mãos, como água e sabão líquido e/ou álcool em gel;  uso obrigatório de máscaras pelos alunos e profissionais da educação e, a orientação à comunidade educacional por meio de cartazes fixados nas unidades.

Cronograma de retorno

De acordo com o plano,  o retorno das atividades obedecerá as seguintes datas, no dia 18 de maio, retornam os alunos de 0 a 3 anos e 11 meses e no dia 25 de maio os alunos de 4 e 5 anos.

O retorno dos alunos será escalonado, ou seja, os pais levarão seus filhos em dias alternados. Essa alternância será observada até o dia 10 de junho.

No dia 01 de junho, voltam as aulas os alunos do 6º ao 9º Ano e a Educação de Jovens e Adultos e no dia 08 de junho os alunos do  1º ao 5º ano. 

O secretário de Educação, Alex Vieira Passos reiterou que essa é a previsão. “Como vem acontecendo em relação às medidas que estão sendo adotadas pelo Município, estaremos avaliando cada momento.  Caso os números sejam diferentes do que observamos até agora, serão tomadas outras medidas”, ressaltou Alex Vieira Passos.
Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet