Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
04:32:16
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

07/05/2020 às 07:02

Bovinocultura de corte sofre com o aumento de 20% no custo de produção

Encarecimento é causado pela valorização do dólar que acumula quatro meses seguidos de alta

Edyeverson Hilario

Bovinocultura de corte sofre com o aumento de 20% no custo de produção

Foto: Agência Brasil

Os pecuaristas mato-grossenses estão gastando ainda mais para conseguir “terminar” o seu rebanho no estado. Isso, porque o custo de produção da carne bovina mato-grossense está, no mínimo, 20% mais cara por conta da alta do dólar. Desde o começo do ano a moeda americana vem demonstrando valorização e só no último mês teve um aumento de 4,6%.

O acréscimo do valor é causado, principalmente pelo coronavírus e tem causado dois reflexos distintos no agronegócio brasileiro. Em um, melhora a lucratividade dos criadores que destinam sua produção para o exterior. Por outro, representa redução na margem de lucro e até a inviabilização do trabalho no campo.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro, ressalta que a alta do dólar afeta diretamente os trabalhos dos pecuaristas. “Todos os nossos insumos, remédios, adubos, sementes e ração estão vinculados ao dólar. Para exportação é ótimo, mas para quem atua no mercado interno, produz e não tem muito a ver com isso, sofre bastante”, explica.

Oswaldo observa que a desvalorização do real acontece no período que a maioria dos criadores passam a demandar mais insumos. Agora, os volumes das chuvas devem diminuir e reduzir a quantidade do pasto. Por isso, os pecuaristas são forçados a suplementar a alimentação do rebanho com rações feitas a base milho, conhecida como DDG.

Segundo ele, esse impacto é sentido principalmente pelos pequenos fazendeiros. “Não tem muito poder de compra e negociação. Quem vai comprar adubo, ração e precisa dar um ‘tratinho’ no seu animal, está sofrendo bastante”, relata ao explicar que na maioria das vezes a suplementação é usada para ‘finalizar’ o peso do animal, para então vender para os frigoríficos.

De acordo com o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, a alta do dólar é um fator que preocupa o executivo estadual, por isso, “se esse tema aparecer e apresentar como um problema, certamente vamos sentar à mesa”, adiantou.

Contudo, ele alega que até o momento a preocupação da secretaria é de continuar tendo demandas globais para que os produtos de Mato Grosso sejam consumidos. “A gente produz alimentos e o mundo está comprando menos. Tendo demanda, não tenho dúvida de que Mato Grosso sobretudo irá muito bem. Oxalá que a gente consiga manter os níveis de consumo na China nos grandes mercados que são os nossos compradores”. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet