Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
20:32:57
informe o texto

Notícias / Política

08/05/2020 às 07:35

Projeto para abrigar mulheres vítimas de violência doméstica em hotéis é aprovado na AL

Texto cita fragilidade de mulheres durante o isolamento social e importância de preservá-las

Camilla Zeni

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovaram em primeira votação, na sessão do dia 6 de maio, o projeto de lei para disponibilizar quartos em hotéis para abrigar mulheres vítimas de violência doméstica. 

A medida, proposta pelo deputado Dr. Eugênio (PSB), teve parecer favorável na Comissão de Segurança Pública e Comunitária, sob relatoria do deputado Elizeu Nascimento (DC), e tem validade durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Conforme o deputado, o encaminhamento das mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos deve ser feito pelas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, bem como outros centros de atendimento a mulher vinculados a administração pública.

"O isolamento social para fins de controle da epidemia acendeu um alerta para as instituições governamentais e internacionais quanto às consequências do confinamento para o agravamento das desigualdades de gênero, impactando, sobretudo, as mulheres pela vulnerabilidade econômica e pela maior exposição à violência", justificou o deputado.

Para ele, este cenário demanda a tomada de medidas urgentes para reduzir o crescimento da violência contra a mulher durante o período de isolamento obrigatório.

Profissionais da área da assistência social, psicologia e que desenvolvam trabalhos com mulheres em situação de vulnerabilidade devem supervisionar a iniciativa.

Dr. Eugênio destacou, porém, que a contratação de quartos para abrigar as mulheres vai depender das disponibilidades orçamentárias da Secretaria de Estado de Segurança Pública. 

Apesar da primeira aprovação, o texto ainda deve ser novamente analisado, até que seja encaminhado para sanção do governador Mauro Mendes (DEM). O projeto segue para a Comissão de Constituição e Justica, que irá analisar a legalidade da prosposta, para depois ir ao plenário para segunda votação. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet