Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:29:43
informe o texto

Notícias / Geral

10/05/2020 às 11:30

Professores de MT gravam dicas e aulas gratuitas para ajudar estudantes no Enem

Profissionais com experiência em cursinho pré-vestibular em Mato Grosso intensificam a produção online e reúnem conteúdo em canais do Youtube e WhatsApp.

Maria Clara Cabral

Com as medidas de distanciamento social em combate à Covid-19, estudantes ainda se adaptam as novas formas de estudar em meio à pandemia. Na rede pública de ensino, o ano letivo de 2020 ainda nem começou. Mesmo assim, o Governo Federal prefere não adiar as provas do Enem, principal meio de ingresso nas universidades federais - o que preocupa alunos e professores.

Em todo país, educadores se apropriam das ferramentas digitais e multiplicam iniciativas, criando possibilidades de estudo em meio à crise. Nesse contexto, profissionais com experiência em cursinho pré-vestibular em Mato Grosso intensificam a produção online e reúnem conteúdo em canais do Youtube e WhatsApp.

Aulas gravadas, com acompanhamento à distância, são alternativas já colocadas em prática nas escolas particulares. Carlos Benjoino, o professor Bidu, é um dos que aproveita a oportunidade de acesso às tecnologias para disponibilizar vídeoaulas voltadas para as ciências humanas no Youtube, buscando ajudar aqueles que não podem pagar.

“Seguindo os temas do plano de aulas, gravo o conteúdo de uma forma que o meu aluno vai entender, mas o guri que é não meu aluno também vai”, explica. 
“A ideia maior é que esses vídeos cheguem a quem vai se preparar para o Enem”, complementa.

As professoras de redação Priscila Germosgeschi e Franciellen Mendes também usam a internet para dar dicas de como escrever e argumentar melhor. Além de gravar aulas para o canal do Youtube, elas também disponibilizam links e materiais de estudos através de grupos no WhatsApp.

“Meu aluno da Escola Estadual André Avelino, por exemplo, nem foi apresentado a mim, porque entramos em quarentena na primeira semana pedagógica. Foi pensando nisso que eu desenvolvi o canal. Como um recurso para que esses alunos possam estudar”, explica Franciellen, que é funcionária do Estado, mas também dá aulas em instituições privadas há mais de 10 anos.

 
“Ambas as vivências me permitem um olhar bem abrangente para a realidade, de perceber que nem todo mundo tem acesso e pensar no que eu posso fazer para facilitar esse acesso”, afirma a professora.

Didática criativa e conteúdo interdisciplinar

Em seu canal do Youtube, no qual também fala sobre cultura nerd, Bidu disponibiliza séries de vídeo-aulas de Sociologia, História e Filosofia. O conteúdo traz principalmente conceitos básicos mais cobrados no Enem.

Vídeos mais antigos do canal também apresentam conteúdo interdisciplinar - e mais atrativos - que se inserem mais facilmente no cotidiano jovem e 
servem como recurso argumentativo para redação. “Quadrinhos para ler e estudar Segunda Guerra Mundial e dicas de filmes para usar em redação e melhorar o conteúdo de História, por exemplo”, cita. 

Isso porque, para o professor, concentração e organização em casa são as maiores dificuldades dos estudantes na adaptação ao ensino à distância. 

 
“Para muito adolescente, internet era só Facebook e Instagram, não se tinha um costume de procurar conteúdo. Para o menino acordar todo dia, sentar na frente de um computador para estudar é muito desafiador. Isso com tudo acontecendo, notícia ruim, Coronavírus. Tudo isso é uma preocupação a mais que interfere nos estudos”, destaca o professor.

Organização dos estudos em tempos de Covid-19 é, inclusive, um dos temas comentados no Youtube por Bidu.

Confira os conteúdos:


REDAÇÃO (DICAS E ESTRUTURA)




ESTUDOS CULTURAIS (CONCEITOS BÁSICOS)





REVISÃO DE HISTÓRIA GERAL DO SÉCULO XX



COMO SE ORGANIZAR E MANTER A ROTINA DE ESTUDOS?



Bidu também disponibiliza conteúdo e slides no blog Hisrel e recebe dúvidas e sugestões em seu perfil no Instagram. Os vídeos de Franciellen também estão no IGTV do Instagram e o grupo de WhatsApp para receber conteúdo pode ser acessado pelo link.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet