Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
10:19:07
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

09/05/2020 às 08:12

Floristas esperam compensar perdas com vendas no Dia das Mães

Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo

Leiagora

Floristas esperam compensar perdas com vendas no Dia das Mães

Foto: Flaviano de Bruin/Agência Brasil

A pandemia de covid-19, que levou ao fechamento de diversos setores, impactou de maneira marcante os produtores de flores, que viram suas perdas chegarem a 100%. Por conta disso, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) está promovendo a campanha "Abrace com Flores", para incentivar as pessoas a presentearem com flores no Dia das Mães, lembrado amanhã (9).

"A pandemia interrompeu festas de casamento e eventos sociais, dentre outros, e isso impactou os produtores de flores", explica o presidente da Faesp, Fabio Meirelles.

"O Dia das Mães é, também, uma das datas mais importantes para o setor. Por isso, criamos essa campanha para incentivar as pessoas a presentearem com flores."

O estado de São Paulo é o principal produtor e exportador de flores no Brasil. O país tem cerca de 8,3 mil produtores, 60 centrais de atacado (como as cooperativas, por exemplo), 680 atacadistas e prestadores de serviço e mais de 20 mil pontos de varejo.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a cadeia produtiva movimenta cerca de R$ 10 bilhões por ano, sendo que o estado de São Paulo representa quase 40% desse total. O Dia das Mães acaba tendo uma participação muito grande nessa movimentação, uma vez que é a segunda data mais importante do varejo. Por conta da quarentena, o varejo foi fortemente impactado. Os mais atingidos são os pequenos negócios.

Vendas online
Apesar de a atividade voltar a funcionar para a data, as normas de isolamento social ainda estão em vigor. Por isso, o setor recomenda utilizar os serviços online para compra e entrega de flores.

Podem ser utilizadas diversas plataformas, como a Pertinho de Casa, site de compras que interliga produtores, pequenos varejistas e consumidores, também criado pela Faesp em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP), com apoio da Accenture, Vtex, Facebook e PagSeguro. As lojas também estão se preparando para atender às demandas.

 
Da Agência Brasil
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet