Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
15:06:26
informe o texto

Notícias / Política

09/05/2020 às 11:02

Suspensão de atividades e redução de ônibus são prorrogadas em Cuiabá

Novas medidas foram anunciadas na manhã deste sábado (9)

Camilla Zeni

Suspensão de atividades e redução de ônibus são prorrogadas em Cuiabá

Foto: Luiz Alves/Secom

Em transmissão ao vivo em suas redes sociais, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou, na manhã deste sábado (9), a prorrogação da suspensão de atividades e a manutenção de medidas adotadas em razão do novo coronavírus. 

Conforme o prefeito, a redução da frota de ônibus em Cuiabá, que atualmente tem a permissão de rodar até 70% dos veículos, foi prorrogada até o dia 17 de maio. Cabe destacar que 20% dos ônibus continuam sendo excusivos para profissionais da saúde.

A data foi estipulada como medida inicial, segundo Emanuel, porque uma reunião deve ser feita com representantes do Ministério Público para decidir se será mantido ou não o dia 18 de maio para o retorno das atividades escolares no município.

Leia também - Emanuel corta R$ 660 mil em VI e suspende horas extras, prêmio saúde e contratações

Também estão suspensos até o dia 17 de maio os benefícios de passe livre para estudantes, deficientes e idosos, e a tarifa social - que estabelece 50% de desconto no valor do transporte público em dias de feriado.

Em relação às estações de ônibus climatizadas, como a Alencastro, Ipiranga e Bispo Dom José, Emanuel determinou que elas continuem funcionando sem ar condicionado e de portas abertas. Elas também devem seguir sendo higienizadas periodicamente.  Essa medida segue até o dia 28 de junho.

Também até 28 de junho foi a prorrogação da suspensão de atividades extracurriculares que envolvam crianças, como os projetos Siminina e Bom de Bola, Bom de Escola, bem como dos centros de convivência de idosos.


Na área da saúde, Emanuel manteve suspensos, até 31 de maio, os agendamentos e atendimentos ambulatoriais de caráter eletivo nas unidades de Saúde. 

O prefeito ainda determinou a suspensão das atividades nos parques públicos e em equipamentos comunitários, como quadras, campos de futebol e ginásios poliesportivos. A suspensão vai durar por pelo menos 30 dias, conforme o decreto.


Preocupante

Antes de anunciar as medidas, o prefeito de Cuiabá criticou o relaxamento da população em relação as determinações de isolamento social. Segundo o prefeito, atualmente Cuiabá é a segunda capital no ranking de menos casos de infecção diagnosticados diariamente e isso seria reflexo das mudanças adotadas desde março. 

Contudo, Emanuel destacou que o Comitê de Enfrentamento ao novo coronavírus observou que parte da população ainda não cumpre as determinações e pediu a colaboração dos cidadãos.

Quem pretendia ter uma data para retorno de outras atividades econômicas, como academias e liberação de bares e restaurantes, porém, se frustrou.

Conforme o prefeito, apesar de "não ser insensível" às demandas dos empresários, a pressão não é suficiente para que ele afrouxe as medidas de prevenção ao vírus. Segundo Emanuel, esses setores ainda terão que esperar a situação se acalmar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet