Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
15:03:06
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2020 às 14:08

Emanuel não descarta “lockdown” em Cuiabá, mas considera medida extrema

Prefeito destacou que Cuiabá apresenta bons índices mas se houver ameaça de colapso ele manda fechar tudo

Camilla Zeni

Emanuel não descarta “lockdown” em Cuiabá, mas considera medida extrema

Foto: Secom

Se a disseminação do novo coronavírus não for controlada nas próximas semanas, a população de Cuiabá poderá viver em isolamento total - medida conhecida como “lockdown”.

O termo em inglês ganhou os noticiários nos últimos meses em razão da pandemia do vírus, que, altamente contagioso, já fez mais de quatro milhões de vítimas em todo o planeta. Na tradução, a palavra significa que será feito o bloqueio total de uma área. E ele tem sido cogitado e implantado em determinados estados brasileiros. 

Em Cuiabá, segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, a medida não é descartada, mas também não tem a necessidade de ser colocada em prática neste momento. A informação foi revelada pelo prefeito em entrevista ao programa Ponto de Vista, com o jornalista Onofre Júnior, na noite desse domingo (10).

“O lockdown é uma medida extrema. Estamos vendo alguns países e estados já ensaiando, mas ela só vai se fazer necessária se tivermos o caos total ou ameaça do caos total. Mas para proteger a saúde e a vida da população cuiabana eu lanço mão de qualquer medida”, destacou o prefeito.

Emanuel explicou que, segundo levantamento da plataforma Dataglass, Cuiabá é a segunda capital no ranking de menor média diária de novos casos de coronavírus. O prefeito também observou que, conforme boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o vírus tem se interiorizado, com surgimento de novos casos de infecção em outras regiões do Estado.

A exemplo, conforme o boletim divulgado pela SES no dia 4 de maio, segunda-feira passada, quando Mato Grosso tinha 344 casos confirmados de covid-19 (doença causada pelo novo vírus), em Cuiabá se concentravam 145 pacientes. Já no boletim divulgado no domingo (10), quando o Estado já registrada 519 casos, Cuiabá tinha 185 pessoas infectadas. 

Os números apontam que, portanto, dos 175 novos casos que surgiram ao longo da semana, 40 deles estão em Cuiabá, o que simboliza 22% desse crescimento estadual. 

“Graças a Deus, com apoio da população, agimos antecipadamente e estamos hoje colhendo frutos, não tendo em Cuiabá um cenário de colapso do sistema de saúde, um cenário caótico, de centenas de conterrâneos nossos indo a óbito”, comentou o prefeito. 

Ele lembrou que desde março foi decretado isolamento social e que a população ficou quase 40 dias com medidas restritivas, para que o período inicial da pandemia passasse e evitassem, assim, o descontrole da doença.

“Tudo isso tem que ser analisado, pesado, discutido, para que novas medidas sejam anunciadas daqui para frente”, finalizou o prefeito.

Isolamento, mas nem tanto
Durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (11) porém, o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, criticou parcela da população. Segundo ele, hoje há muito discurso para pouca ação. “As pessoas continuam na rua e continuam sem máscara”, analisou.

Conforme dados do portal In Loco, Mato Grosso é o terceiro estado com pior índice de isolamento social no Brasil, com média de 41,9% da população em quarentena. Ficam atrás apenas Roraima (41,8) e Goiás (40,1%). 

Cabe destacar que, conforme informado acima, na última semana Mato Grosso registrou 175 novos casos da doença, um aumento de 33% no número de infectados. Já o número de mortos saltou 46%, indo de 13 para 19 casos fatais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet