Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:50:51
informe o texto

Notícias / Política

11/05/2020 às 13:33

CPI da Semob solicita documentos e pede cópia de inquérito na Defaz

A deliberação ocorreu na manhã desta segunda-feira durante a primeira reunião ordinária da Comissão.

Kamila Arruda

CPI da Semob solicita documentos e pede cópia de inquérito na Defaz

Reunião da CPI da Semob

Foto: Frans Marans

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada na Câmara de Cuiabá para investigar atos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), deverão fazer uma visita à Delegacia Fazendária no decorrer desta semana pra se tomarem conhecimento sobre o andamento do inquérito que vem sendo conduzido pelo órgão, referente a possíveis irregularidades e superfaturamento na implantação dos semáforos inteligentes.

A deliberação ocorreu na manhã desta segunda-feira (11), durante a primeira reunião ordinária da Comissão, que é presidida pelo vereador Diego Guimarães (Cidadania), e possui os vereadores Lilo Pinheiro (PDT) e Wilson Kero Kero (Podemos), como relator e membro do grupo, respectivamente.

Conforme o presidente da CPI, no ato da visita será solicitado cópia integral da investigação a fim de ter uma base para dar início à investigação deste ponto. No total, a Prefeitura gastou R$ 15,4 milhões na aquisição dos equipamentos. A contratação ocorreu por meio de adesão a um pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Aracaju (SE) no ano de 2017. 

Além disso, a CPI também deverá investigar o contrato de serviço de recolhimento, custódia, gestão informatizada de veículos removidos por infrações administrativas ao código de trânsito brasileiro; a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) e a aplicação de recursos oriundos de multas.

Desta forma, também aprovaram outros dois requerimentos. O primeiro refere-se à solicitação do processo integral envolvendo os semáforos inteligentes e a empresa Rodando Legal, responsável pelo recolhimento, custódia e gestão informatizada de veículos removidos por infrações administrativas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os parlamentares querem acesso ao processo licitatório, contratos, medições, entre outros. Além disso, ainda foi deliberado o encaminhamento de um ofício à Secretaria de Finanças do município solicitando relatório especifica sobre os recursos oriundos de multa de trânsito. “Estaremos solicitando o relatório dos últimos três anos do que foi arrecadado em multa no município”, explicou Guimarães.

A CPI passará a se reunir ordinariamente todas as segundas-feiras pela manhã. Durante a primeira reunião, Kero Kero aproveitou para rebater as insinuações do secretário Antenor Figueiredo, responsável pela Semob, que na semana passada ironizou que a CPI poderia ser um palanque eleitoral para os vereadores, tendo em vista o pleito de outubro deste ano. 

“São muitas denuncias e reclamações que recebemos diariamente e precisamos dar uma resposta concreta à população. Pode ter certeza que não faremos disso aqui nenhuma pirotecnia, vamos trabalhar com total transparência com o objetivo de dar uma resposta aos cuiabanos”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet