Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
08:10:26
informe o texto

Notícias / Política

12/05/2020 às 11:04

Leitos do Hospital Metropolitano serão entregues na quinta

Estrutura da unidade, que será referência estadual no atendimento de pacientes com Covid-19, oferecerá 238 leitos clínicos e 40 leitos de UTI à população

Alline Marques

Leitos do Hospital Metropolitano serão entregues na quinta

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A ala nova do Hospital Metropolitano, construída para atender os casos de coronavírus, será inaugurada nesta quinta-feira (14). Esta é a quarta data anunciada pelo governo do Estado para entregar os mais de 200 leitos. 

A obra foi iniciada em 23 de março e a princípio seria entregue em 15 dias, mas os planos do governo não seguiu conforme o esperado e acabou adiando para 20 de abril. No entanto, nesta segunda data a construção dos novos leitos estava 70% concluída. Além disso, Mato Grosso esbarrou na burocracia para a chegada dos equipamentos adquiridos na China, que só foram entregues em 28 de abril, quando foi anunciado a data de 5 de maio. 

Na semana passada, questionado sobre a inauguração, o secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo comentou que como Mato Grosso ainda estava com sobra de leitos não havia necessidade de entregar a unidade. Porém, hoje o governo anunciou a entrega para o dia 14 de maio, véspera do aniversário de Várzea Grande, município que sedia o Hospital Metropolitano. 

A nova estrutura oferecerá 238 leitos clínicos e 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) à população mato-grossense. Destes, 210 são totalmente novos, visto que houve a ampliação de 180 leitos clínicos e 30 de UTI. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a unidade hospitalar funcionará como uma referência para o atendimento aos casos graves de coronavírus.

Inspiração na China 

O modelo do projeto prevê a montagem das paredes com painel isotérmico, mesmo sistema usado na China; um modelo eficiente e de fácil implantação, que otimiza o tempo de obra e possibilita sua finalização em menor tempo.

Após a pandemia, a estrutura construída ficará definitiva para o Hospital Metropolitano. Com isso, a unidade terá um total 278 leitos – já que, antes da obra, o local contava com outros 58 leitos clínicos e 10 leitos de UTI – e continuará atendendo às especialidades contempladas anteriormente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet