Cuiabá, domingo, 07/06/2020
06:01:30
informe o texto

Notícias / Política

17/05/2020 às 09:14

Janela partidária faz sete partidos ganharem representatividade na Câmara

A nova composição foi necessária devido à janela partidária aberta pela Justiça Eleitoral que permite a troca de sigla sem perda de mandato

Kamila Arruda

Janela partidária faz sete partidos ganharem representatividade na Câmara

Foto: Câmara de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá definiu os novos líderes partidários para este final de legislatura. Os vereadores foram indicados por seus partidos políticos e confirmados pela Mesa Diretora do Parlamento Municipal por meio de publicação no Diário Oficial de Contas.

Com isso, o Colégio de Líderes da Casa de Leis passa a contar com 15 parlamentares, no qual cada um representa uma agremiação diferente. A nova composição foi necessária devido à janela partidária aberta pela Justiça Eleitoral, a qual permite que os parlamentares troquem de sigla sem perder o mandato.

A medida garantiu que sete partidos ganhassem representatividade no Legislativo Cuiabano. Trata-se do PTB, que ganhou dois novos filiados, os vereadores Adevair Cabral e Misael Galvão; o Podemos, que passa a contar com uma bancada de três parlamentares: Abílio Junior, Dilemário Alencar e Wilson Kero Kero; Cidadania, que conta com dois novos vereadores: Diego Guimarães e Felipe Wellaton; MDB que passou a ter um vereador: Juca do Guaraná Filho; PDT ganhou espaço no Legislativo com a filiação do vereador Lilo Pinheiro; e DEM passou a ser representado por dois vereadores, Marcelo Bussiki e Gilberto Figueiredo, sendo que o último está licenciado para comandar a Secretaria de Estado de Saúde.

Com o troca-troca de cadeira, a Mesa Diretora da Casa de Leis teve que organizar uma nova composição dos lideres partidários, uma vez que são eles quem participam do colégio de líderes, onde são debatidos, dentro outras coisas, as pautas de votação das sessões plenárias.

Desta forma, Adevair Cabral passou o ser o líder do PTB, Renivaldo Nascimento do PSDB, Abílio Junior do Podemos, Mario Nadaf do PV, Adilson Levante do PSB, Marcelo Bussiki do DEM, Juca do Guaraná do MDB, Drº Xavier do PTB, Marcrean Santos do PP, Clebinho Borges do PSD, Chico 2000 do PL, Vinicyus Hungueney do SDD, Diego Guimarães do Cidadania e Lilo Pinheiro do PDT.

O vereador Luis Claudio (PP) continua sendo o líder do prefeito na Câmara de Cuiabá.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet