Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
07:04:37
informe o texto

Notícias / Geral

13/05/2020 às 11:00

Lockdown é para não ter que escolher quem vive ou morre, defende secretário

Para Gilberto, a questão do fechamento total será necessário em lugares que atingirem 80% da capacidade de leitos de UTI

Maria Clara Cabral

Lockdown é para não ter que escolher quem vive ou morre, defende secretário

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O lockdown não é uma questão questão de ser a favor ou contra. É não precisar escolher quem vive ou morre. O alerta foi feito pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, em entrevista coletiva online na manhã desta quarta-feira (13). 

No entanto, ele faz uma ressalva de que o fechamento total deva ser gradativa, mas só deve ser efetivados em "
municípios e estados que chegarem a 80% de sua capacidade de atendimento ligados a leitos de UTI. Não é uma questão de ser a favor ou contra. Se não fizer isso vão decidir quem vive e quem morre”.

Leia também: Emanuel não descarta “lockdown” em Cuiabá, mas considera medida extrema

 
Sobre o crescimento expressivo de casos de coronavírus na baixada cuiabana, Gilberto alega que é reflexo da flexibilização das atividades nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Ele também avalia que os dois municípios devam ser entendidos como um território só e as medidas deveriam ser alinhadas entre as duas prefeituras. 

Gilberto ressalta que Várzea Grande está no ritmo normal algum tempo e o boletim de hoje já deve registrar novos casos. A 20ª vítima de Covid-19 em Mato Grosso, um homem de 46 anos, foi registrada em Várzea Grande na tarde desta terça-feira (12) e já é a segunda morte na cidade.

“Mais flexibilidade, mais pessoas na rua, mais contato, contaminação e internação. São os que os números mostram desde que começamos a flexibilizar as medidas”, afirma Gilberto Figueiredo.


O retorno das atividades escolares no município segue indefinida. No início da semana, a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), publicou um novo decreto suspendendo o retorno previsto para o dia 18 de maio. Em Cuiabá, o prefeito também adiou a volta às aulas. 

Já são 604 casos de Covid-19 em Mato Grosso, com taxa de letalidade de 3,3%. Na capital, já são 211 casos e em Várzea Grande assumiu o terceiro lugar no ranking dos municípios com 49 infectados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet