Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:32:35
informe o texto

Notícias / Política

13/05/2020 às 11:44

Após casos de covid-19, Botelho restringe acesso de deputados e AL é fechada

Até essa terça-feira, dois servidores e um deputado tiveram diagnóstico positivo para a doença

Camilla Zeni

Após casos de covid-19, Botelho restringe acesso de deputados e AL é fechada

Foto: Fablício Rodrigues/ALMT

Depois que o deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) teve confirmado o diagnóstico de infecção por coronavírus, na noite dessa terça-feira (12), outros parlamentares pediram o fechamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para que a desinfecção no ambiente seja feita. 

De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM), uma reunião da mesa diretora deve ser feita para analisar as medidas a serem tomadas no parlamento, após a sessão ordinária desta quarta-feira (13). 

De antemão, Botelho anunciou que deve restringir o número de servidores na Casa, principalmente aqueles em plenário. Na sessão noturna de terça-feira, por exemplo, 12 parlamentares estiveram presencialmente no plenário, o que não seria necessário, visto que a Assembleia atua de forma remota desde o fim de março.


Durante a sessão desta quarta-feira, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que trabalha de casa por se enquadrar no grupo de risco por estar grávida, sugeriu que a adoção de medição de temperatura para os servidores que precisem trabalhar de forma presencial. A sugestão vai ser analisada.

Apesar das declarações, comunicado interno que circulou na Assembleia nesta manhã informa que o parlamento vai ser fechado nessa quinta e sexta-feira (14 e 15), para desinfecção dos ambientes. O trabalho vai ser feito pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o texto interno, essa desinfecção já estava programada desde o dia 8 de maio, quando, após suspeitas de infecção, representantes dos Bombeiros estiveram no prédio a pedido da Mesa Diretora.

Servidores com covid-19

Além do deputado, conforme o Leiagora noticiou, outros dois servidores já tiveram o diagnóstico de covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) confirmado. Há ainda suspeita de infecção em uma terceira servidora, que tem um parente testado positivo para o vírus. Ela ainda aguardava o resultado do exame até a manhã desta quarta-feira.


Na semana passada, a Assembleia comprou 200 testes de coronavírus para deputados e servidores. Isso porque uma pessoa próxima a eles, representante do agronegócio, foi testado positivo e esteve presente na ALMT durante aquela semana.

Esse mesmo representante do agronegócio se relaciona com uma servidora da Assembleia, que foi testada positivo para covid-19. Ela já está em isolamento e, por ser assintomática, trabalha de forma remota. 

As decisões sobre quais medidas devem ser adotadas na Assembleia após confirmação dos casos devem ser anunciadas ainda nesta quarta-feira.

Leia também
Deputado e dois servidores da Assembleia testam positivo para covid-19
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet