Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:00:20
informe o texto

Notícias / Geral

14/05/2020 às 16:10

Com videoaulas, professores levam conhecimento ao maior número de alunos

A série preparatória para o Enem passa a ser veiculada na TV Assembleia de Mato Grosso, a custo zero para os cofres públicos.

Leiagora

Com videoaulas, professores levam conhecimento ao maior número de alunos

Foto: Rosane Brandão

A partir da próxima segunda-feira (18) os professores da rede estadual de ensino estarão no ar pela TV Assembleia de Mato Grosso, participando do Projeto Pré-Enem Digital. A série de videoaulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio será veiculada no canal de TV sem custos adicionais para os cofres públicos.

Segundo o coordenador de ensino médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Isaltino Barbosa, participam do projeto 50 professores tanto da rede estadual como da rede privada em forma de colaboração. A escolha dos profissionais levou em conta a disponibilidade. Inicialmente, foram convidados os professores da rede estadual e também da rede privada com experiência em preparação para o Enem.

Conforme Andrea Melo Silva, do grupo que coordena o Pre-Enem Digital, os colaboradores são professores acostumados a trabalhar em sala de aula com foco em preparação para o Enem. “Muitos já trabalham nesse ritmo de preparação com os alunos de sua escola. Agora ganharam uma motivação a mais que é ter visibilidade. Isso é muito bom porque todos ganham, os alunos que estão acompanhando a videoaula e os professores que mostram a sua forma de trabalhar o tema”, destaca.

Para o professor de geografia Eronaldo Assunção Valles, da EE Antônio Epaminondas, um dos participantes do Programa, o Pre-Enem Digital é importante porque os professores têm a possibilidade de mostrar o seu trabalho utilizando os meios de comunicação como ferramenta para levar a aprendizagem a todos os alunos.

“O projeto é um acesso mais fácil aos conhecimentos. Até agora, não tínhamos nenhuma ação em relação ao Enem. Espero que, com as videoaulas, os nossos alunos estudem bastante geografia porque é uma disciplina importante no Enem".

Eronaldo ressalta que nesse período de pandemia, os alunos não podem deixar de estudar devendo continuar sua rotina de estudante, pois é com essa preparação que será possível realizar o sonho de cursar o ensino superior. “Aproveitem o máximo possível do conteúdo. Espero que todos gostem do Pro-Enem Digital”.

A mesma expectativa tem o professor de filosofia com mestrado em sociologia Felipe Moraes Neto, da EE Raimundo Pinheiro. Para ele a videoaula é um mecanismo que aproxima os alunos da realidade do Enem, fortalecendo os conteúdos trabalhados em sala de aula. “Aceitei participar desse projeto com muita satisfação, pois ele vai ajudar todos os alunos da rede estadual e ex-alunos interessados, principalmente na possibilidade de ver e rever seus professores que trabalham na rede estadual ou na rede privada”, assinala.

Os professores do Pre-Enem Digital não são só de Cuiabá ou Várzea Grande. Tiago Wesley, graduado em Matemática é de Lucas do Rio Verde (a 354 quilômetros ao norte da Capital). Ele avalia que será possível levar conhecimento aos estudantes que se preparam para o Enem.

“É um projeto voltado para o aluno que pretende fazer uma graduação numa universidade e, com isso, alcançar seu objetivo. Pretendo contribuir com meu conhecimento com a área de matemática”, assegura.

A TV Assembleia pode ser sintonizada nos canais 30.1 e 30.2 da televisão e também pode ser assistida na internet, neste link. Além disso, os conteúdos ficarão disponibilizados na plataforma Aprendizagem Conectada, no site da Seduc, através do canal do youtube.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet