Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
07:17:19
informe o texto

Notícias / Política

14/05/2020 às 22:14

AL aprova reajuste para presidentes de autarquias e fundações

Alline Marques

AL aprova reajuste para presidentes de autarquias e fundações

Foto: JL Siqueira

Em uma sessão um pouco mais tranquila e com menos tumulto, os deputados aprovaram a Mensagem 50/2020 que prevê o reajuste das gratificações dadas aos servidores efetivos em cargos comissionados e ainda aumenta o salário de presidentes de autarquias e fundações.

A matéria beneficia 1700 servidores e valerá apenas após o fim do decreto de calamidade pública, devido à pandemia do coronavírus. No entanto, os presidentes de autarquias e fundações terão os reajuste imediatos de 9 mil para 18 mil. 

Por 13 a 11, o projeto foi aprovado e agora segue para a sanção do governador Mauro Mendes. A proposta assegurou ainda que 70% dos cargos de chefia devam ser destinados aos servidores efetivos. 

Os deputados da base defenderam que a atual remuneração é baixa e atualmente os funcionários públicos não querem mais assumiria chefia devido à baixa remuneração. 

Além disso, alegaram que a proposta traz economia no governo, uma vez que o uso de servidores efetivos nos cargos comissionados reduz o percentual a ser pago. O deputado Wilson Santo (PSDB) chegou a levar uma calculadora para alegar que a proposta trata de economia. 

No entanto, acabou sendo rebatido por Ulysses Moraes (PSL) que mostrou que com o aumento do percentual a ser pago irá gerar despesas, até porque atualmente já tem cerca de 70% dos cargos de chefias sendo ocupado por efetivos.

O deputado Ludio Cabral (PT) até apresentou uma emenda que retirava a tabela de cargos comissionados do projeto, mas ela sequer foi votada. Ele ainda criticou o governador Mauro Mendes por impor uma mensagem que beneficia apenas um segmento de servidores, enquanto a maioria das categorias estão há três anos sem a Revisão Geral Anual e ainda terão que ficar com os salários congelados por pelo menos mais dois anos, devido à proposta que prevê que auxílio federal aos estados e municípios. 

O petista lembrou ainda da reforma da previdência que aumentou a alíquota descontada nos salários dos servidores, que já os penaliza ainda mais. Para ele, Mendes beneficia um grupo seleto de servidores e não está preocupado com o conjunto todo. 

Durante o debate, o deputado Carlos Avalone (PSDB) o fez questão de esclarecer seu voto na sessão de quarta-feira em que votou contrários à mensagem. Ulysses entao aproveitou para pedir a recontagem, já que teria passado com 13 votos, sendo um deles tendo sido o do tucano. Porém, o presidente da Assembleia, deputado Eduardo Botelho (DEM) resolveu então considerar o voto do Sebastião Rezendo, que era favorável, e teria sido enviado também pelo WhatsApp para ele ontem durante a votação, que foi marcada por tumulto e reviravolta. 

Votaram contra os deputados dr Eugênio, Carlos Avalone, dr João, Ludio Cabral, Ulysses Moraes, Thiago Silva, Claudinei, Elizeu Nascimento, Xuxu Dal Molin, Silvio Fávero, Valdir Barranco.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet