Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
14:19:32
informe o texto

Notícias / Polícia

15/05/2020 às 07:49

Quinze pessoas são presas aplicando teste rápido para Covid-19

O caso aconteceu em Barra do Garças (509 km distante de Cuiabá)

Luzia Araújo

Quinze pessoas são presas aplicando teste rápido para Covid-19

Foto: PMMT

Policiais militares de Barra do Garças (509 km distante de Cuiabá) conduziram na manhã dessa quinta-feira (14) 15 pessoas à delegacia após serem flagradas coletando sangue para a realização de teste rápido para Covid-19. Ainda na tarde dessa quinta-feira (14), a Polícia Militar de Rondonópolis conduziu um casal para prestar esclarecimentos após ser flagrado aplicando teste rápido para Covid-19 na cidade.

Conforme o boletim de ocorrência, durante toda a manhã, a Central de Atendimento da PM recebeu diversas denúncias, via 190, informando que supostos profissionais de saúde estariam percorrendo os bairros, Vila Maria, Jardim Domingos, União, Jardim Piracema e Santo Antônio preenchendo questionários e coletando amostras de sangue para a realização do teste rápido para Covid-19 na população. 

Leia mais: Casal é flagrado aplicando testes rápidos para Covid -19 em Rondonópolis


Imediatamente, os militares contactaram a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, que relatou, que não tinha conhecimento da ação, o que levou a Polícia Militar sair em busca dos envolvidos.

Localizados, os suspeitos foram encaminhados à Central de Flagrantes, onde relataram que teriam vindo de Brasília e estavam na cidade para realizarem uma pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19”, pela empresa JC Pesquisas (Pesquisa e Consultoria Eiceli ME) contratada pelo Ibope.

Ocorre que, em checagens e com o apoio da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Saúde, foi descoberto que nenhum dos integrantes da equipe de pesquisa possuía capacitação na área de saúde, sequer em nível técnico. Além disso, foi verificado pelos agentes fiscalizadores, que a equipe não cumpriria as medidas técnicas e sanitárias para a realização da pesquisa, colocando assim em risco a população.

Em nota, a Polícia Judiciária Civil de Barra do Garças alertou toda a população, lembrando que esse tipo de ação já casou problemas em várias partes do Brasil, como exemplo Rondonópolis e no estado do Rio Grande do Sul.

Todo o material encontrado com os envolvidos foi apreendido e o Termo Circunstânciado de Ocorrência foi lavrado pelo delegado de polícia, com base nos artigos 47 da Lei de Contravenção Penal e artigos 132 e 268, ambos do Código Penal Brasileiro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet