Cuiabá, sexta-feira, 03/07/2020
22:32:46
informe o texto

Notícias / Política

17/05/2020 às 18:15

Paulo Araújo deve ficar de vice-presidente na chapa de Botelho para Mesa Diretora

Enquanto isso, a briga continua entre Janaina Riva e Max Russi para a Primeira-secretaria

Kamila Arruda

Paulo Araújo deve ficar de vice-presidente na chapa de Botelho para Mesa Diretora

Foto: JLSiqueira/ALMT

As articulações para eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, marcada para o próximo dia 10, parecem estar afunilando. Ao que parece, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), atual presidente da Casa de Leis, tem seu nome consolidado entre os pares para permanecer à frente do Legislativo.

Enquanto a principal disputa é pelo cargo de primeiro secretário, o democrata já vem trabalhando na composição dos demais cargos da chapa. Nos bastidores, a conversa é que grande parte dos integrantes da atual Mesa Diretora devam continuar, mas em postos diferentes, como é o caso do deputado estadual Paulo Araújo (Progressista).

O parlamentar está sendo cotado para ocupar a vaga de vice-presidente na chapa encabeçada por Botelho. Atualmente, ele ocupa o cargo de 4º secretário do Parlamento Estadual. O progressista já seria um nome pacificado entre os parlamentares, apesar de estar em seu primeiro mandato de deputado.

O emabte, entretanto, continua sendo o cargo de primeiro-secretário. A vaga está sendo disputada pelos deputados estaduais Janaína Riva (MDB), primeira vice-presidente, e Max Russi (PSB), atual ocupante da vaga.

Na queda-de-braço, a emedebista parece estar levando vantagem com o apoio de 10 parlamentares. Max, entretanto, não desiste e tenta cooptar apoio para o seu projeto. O cargo é disputado por ser o ordenador de despesa da Casa. 

Originalmente, a eleição para escolha da nova Mesa Diretora do Parlamento Estadual, que comandará a Casa de Leis pelo biênio de 2020/2021, ocorreria na primeira semana de setembro. Porém, excepcionalmente, o pleito foi adiantado este a pedido da deputada Janaína, que está gestante e dará a luz em agosto.

Os parlamentares membros da Mesa também possuem mais vantagens que os demais deputados, por isso, a disputa para composição. 

 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet