Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:35:17
informe o texto

Notícias / Geral

18/05/2020 às 12:40

Raio-x: óbitos por covid-19 em MT aumentaram 42% em apenas uma semana

Segundo dados do governo do Estado, foram 8 mortes de 11 a 17. Diagnósticos de semana passada representam 39,5% do total

Camilla Zeni

Raio-x: óbitos por covid-19 em MT aumentaram 42% em apenas uma semana

Foto: Mayke Toscano/Secom

Mato Grosso viu, na última semana, crescer exponencialmente o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus ao longo da última semana. Nesse cenário também aumentou, de forma drástica, o número de casos fatais da doença. 

Somente em uma semana Mato Grosso viu saltar de 19 para 27 os mortos com covid-19 (doença causada pelo novo vírus). Os dados, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de segunda-feira (11 de maio) a domingo (17), apontam um crescimento de 42% nos casos fatais em um intervalo de apenas sete dias. 

Os dados não consideram, portanto, a 28ª morte por covid-19 anunciada na manhã desta segunda-feira (18)

Raio X
Conforme os documentos do governo, a última semana foi responsável por 65% dos novos casos de infecção confirmados no Estado. Nesse intervalo de tempo, segundo a SES, os casos saltaram de 545 para 901. 

O período em que Mato Grosso mais confirmou infecção pelo vírus, segundo os relatórios do governo, foi da tarde de terça-feira (12) para a tarde de quarta-feira (13). Em 24 horas, foram 69 diagnósticos positivos da doença. O menor registro foi no fim de semana, considerando que de sábado (16) para domingo (17) foram 44 novos casos confirmados. 

É importante destacar, contudo, que os registros não significam que houve esse número de infecção em determinado dia, mas correspondem a data em que saiu o diagnóstico da doença. Portanto, apesar de quarta-feira ter registrado o maior número de casos, não é possível afirmar que foi também nesse dia em que mais pessoas se infectaram. 

Outros casos
Pelo relatório da SES também é possível traçar o raio-x da semana em relação a outros quadros do coronavírus. A exemplo, o número de pessoas que entraram em isolamento domiciliar e o número de pacientes internados em cada tipo de leito.

Segundo os dados disponíveis, cresceu em 134% o número de pacientes diagnosticados com covid-19 que entraram em isolamento domiciliar. O número foi de 205 para 481 casos. Esse público representa a parcela da população que foi testada positivo para a doença mas não apresentam complicações que exigem atenção médica.

Já o número de pessoas em unidades de saúde cresceu 37% na última semana, indo de 51 para 70 internados. Desses, 44% estão em enfermarias, necessitando de atenção básica (31 casos), enquanto 56% estão nas Unidades de Terapia Intensiva (39 casos). 

No início da semana, 21 pessoas estavam nas enfermarias, enquanto 30 estavam nas UTIs.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet