Cuiabá, quinta-feira, 02/07/2020
15:27:52
informe o texto

Notícias / Política

18/05/2020 às 18:38

Empresários de bares e restaurantes protestam pela reabertura e provocam aglomeração; VÍDEO

Apesar de ter sido marcada para uma carreata, o ato causou aglomeração tanto na saída, quanto no encerramento que ocorreu em frente à prefeitura. Os manifestante tentaram inclusive invadir o Palácio Alencastro

Alline Marques

Empresários de bares e restaurantes protestam pela reabertura e provocam aglomeração; VÍDEO

Foto: Celso Meirelles

Os empresários e trabalhadores do ramo de bares e restaurantes de Cuiabá realizaram uma carreata na tarde desta segunda-feira (18) pedindo a reabertura dos estabelecimento na capital. A manifestação provocou aglomeração tanto na saída, que ocorreu na Praça 8 de Abril, quanto no encerramento na Praça Alencastro. 

Além disso, os manifestantes tentaram invadir o prédio da Prefeitura de Cuiabá. O protesto teve ainda a participação do vereador Abilio Junior (Podemos), que retornou recentemente para a Câmara de Cuiabá. 

O protesto contou com faixas e caixões. Veículos de restaurante conhecido, como o Lélis Peixaria, também marcaram presença. Numa das faixas os dizeres: "aqui jaz um CNPJ e milhares de CPF's". 

Um funcionário que participava da carreta falou com a equipe do Playagora e defedeu a reabertura dos estabelecimentos. 

"Estamos querendo voltar a trabalhar. Como empregado me sinto triste vendo tantos empregadores passando por momento difícil junto com a gente. Temos que ser solidário porque  o empresário merece ter o sucesso que tem porque gera emprego para a população.  Esta medida do prefeito deixa muitos pais de famílias triste. Tudo se resolve com cautela". 

Outro lado

A prefeitura se manifestou por meio de nota sobre o protesto e informou que tem trabalhado para garantir a retomada dos serviços gradativamente. O município continua avaliando o avanço da doença na cidade para tomar novas decisões com relação à reabertura dos lugares. 

No boletim divulgado nesta segunda-feira, Cuiabá já tem 293 casos confirmados de coronavírus e cinco mortes registradas. 

Confira a íntegra da nota 

Em relação aos pedidos para a reabertura dos comércios, a Prefeitura de Cuiabá informa que:

- O Município compreende a reivindicação das categorias e tem trabalhado para que garantir que a retomada de cada uma das atividades aconteça da forma mais segura possível para os empresários, colaboradores e clientes. 

- Desde o dia 27 de abril, tem colocado em prática um plano estratégico, com o aval técnico e as devidas medidas de biossegurança adotadas. 

- Para os setores que ainda não retornaram, o Município continua avaliando o comportamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na Capital, para que a medida seja aplicada no momento certo. 

- Durante esse período, a Prefeitura segue mantendo o diálogo aberto com todos os setores e busca de uma solução em conjunto.  

- Destaca que, por ter adotado medias rígidas desde o inicio, Cuiabá tem conquistados resultados positivos, se comparado com o cenário nacional. 

- No entanto, tais resultados não significam que a cidade voltou a viver uma situação de normalidade. 

- As previsões de especialistas da área destacam que, até o fim de junho, o número de infectados aumente e, diante dessa conjuntura, o Município trabalha para proteger e evitar que a capital mato-grossense entre neste cenário.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet