Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
20:48:42
informe o texto

Notícias / Política

19/05/2020 às 11:32

MT é segundo estado que mais desmatou Amazônia Legal em mês recorde

Segundo relatório do Imazon, MT foi responsável por 26% do desmatamento de abril e 77% da degradação das florestas

Camilla Zeni

MT é segundo estado que mais desmatou Amazônia Legal em mês recorde

Foto: Agência Brasil

Levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontou que Mato Grosso foi o segundo estado que mais registrou desmatamento na Amazônia Legal no mês de abril. Segundo o instituto, no mês passado o país registrou o maior número de desmatamento dos últimos 10 anos. 

Conforme relatório do Sistema de Alerta de Desmatamento, em abril de 2020 foram 529 km² de desmatamento frente aos 195 km² de abril de 2019, ou seja, aumento de 171% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Para esse cenário, contribuíram seis dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. Os dados apontam que 32% dos casos foram identificados no Pará, sendo que em Mato Grosso foram detectados 26% dos casos de desmatamento. Os estados são seguidos de Rondônia (19%), Amazonas (18%), Roraima (4%) e Acre (1%). Não houve registro no Amapá, Tocantins e no Maranhão.

O levantamento também aponta que houve, contudo, redução nas florestas degradadas na Amazônia Legal. Em abril de 2020 elas somaram 62 km² frente aos 102 km² registrados em abril de 2019. Nesse quesito, contudo, Mato Grosso foi o responsável pela maior área de degradação do último mês: 77%. O restante foi registrado no Pará (16%) e Rondônia (7%).

Os dados do Imazon, no entanto, divergem do que foi divulgado no início do mês pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao governo federal. Conforme o Inpe, o aumento em relação ao mês de abril de 2019 teria sido de 64%, uma vez que a plataforma teria registrado 405,6 km² de desflorestação. 

Em entrevista à rádio Jovem Pan, na manhã desta terça-feira (19), o governador Mauro Mendes (DEM) reconheceu ser alto o número de casos registrados em Mato Grosso, e garantiu que o governo tem feito sua parte.

“É altíssimo, mas o desmatamento não é feito pelo governo. É feito por pessoas que querem descumprir a lei. O governo está fazendo a sua parte. Agora, se as pessoas, os cidadãos aí pelo estado acham que vão descumprir a lei e ficar por isso mesmo, eu tenho avisado: “não aposte na impunidade. Depois não venha reclamar que tomou uma multa milionária e ficou inviabilizado”, comentou. 

Mauro ainda destacou que o governo possui um novo sistema na Secretaria de Meio Ambiente que acompanha o desmatamento em 24 horas. "É quase que impossível alguém fazer um desmatamento e não ser pego hoje em dia, mas as pessoas continuam arriscando".


Segundo ele, o governo já aplicou R$ 340 milhões em multas ambientais até a semana passada, além de ter feito diversas prisões. O governador chamou a atenção, garantindo que todos sabem da ilegalidade de seus atos e, ainda assim, continuam praticando. 

Para tentar reduzir o número de casos, no dia 14 de maio o Ministério da Defesa lançou a operação nacional "Verde Brasil 2", para ações de prevenção e repressão contra o desmatamento ilegal e focos de incêndio na Amazônia Legal.

As ações seguem até o dia 10 de junho, sendo que, nessa quarta-feira (20), o ministro da Defesa Fernando Azevedo deve estar em Cuiabá para acompanhar parte das ações.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet